Encerramento 2017 dos núcleos Campinas e Itu/SP conta com jogos de minivôlei, oficinas esportivas e educativas para cerca de 300 alunos

Crianças e adolescentes dos núcleos Campinas e Itu/SP trocam experiências do esporte ao mesmo tempo em que fazem novas amizades.
Crianças e adolescentes dos núcleos Campinas e Itu/SP trocam experiências do esporte ao mesmo tempo em que fazem novas amizades.

Uma manhã inteira dedicada a muito voleibol e atividades esportivas e educativas. Assim foi o Festival de Final de Ano dos cerca de 300 alunos dos núcleos Campinas e Itu/SP do projeto Vôlei em Rede. O evento foi realizado na quinta-feira, 30 de novembro, no Centro Esportivo e Lazer Tite, no bairro Cidade Nova em Itu. Para a garotada foi uma oportunidade de fazer amizades com colegas que frequentam as aulas de minivôlei em locais e até em cidades diferentes. Mais do que isso, um momento especial para se divertir, aprender e praticar valores como cooperação, responsabilidade e respeito. Entre os representantes dos parceiros presentes, estiveram por lá o secretário de educação de Itu, Valmir Eduardo Scaravelli, e o secretário de esportes de Itu, Douglas Boshetti, homenageados no início do evento.

Festival de Final de Ano 2017 conta com oficinas esportivas e educativas.
Festival de Final de Ano 2017 conta com oficinas esportivas e educativas.

O festival foi dedicado a todos os alunos e alunas das categorias Mini 2×2 (9 e 10 anos), Mini 3×3 (11 e 12 anos), Mini 4×4 (13 anos) e Vôlei (14 e 15 anos). Divididos em sete grupos, as crianças e adolescentes participaram de um rodízio com paradas de cerca de 20 minutos em cada uma das atividades: jogos de minivôlei; oficinas de higiene bucal (ministrada por representantes da Secretaria da Saúde), hortaliças (ministrada por representantes da Secretaria do Meio Ambiente), atletismo e basquete (ministradas por representantes da Secretaria de Esportes). A analista de projetos do Instituto Compartilhar, Kátia Keller, elogiou o trabalho desenvolvido pelos professores. De acordo com ela, normalmente o número de oficinas nestes eventos são menores, mas foi uma maneira interessante de trabalhar os valores ensinados na Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol, e uma oportunidade de apresentar novos esportes e conteúdos sobre saúde.

Alguns pais e responsáveis também acompanharam o festival e puderam refletir sobre as mudanças apresentadas pela garotada após frequentar o projeto. “Minha filha é quieta, quase não fala com ninguém, e sofria com isso porque não fazia novas amizades. Depois que entrou no projeto muita coisa mudou”, contou Julia Mendes, mãe da aluna Rafaella Mendes Gomes, 8 anos, da categoria Mini 2×2 do Núcleo Cidade Nova – Itu/SP. E completou: “continuem com esse projeto que tem tirado nossas crianças das ruas ou das casas ociosas e em suas ‘realidades virtuais’. Eles podem aprender muito e gastar muita energia aqui!”. Ao final do evento foram entregues medalhas de participação aos alunos. “O que eu mais gostei foi a oportunidade de conhecer pessoas novas!”, afirmou a aluna do Núcleo São Vicente – Campinas/SP, Beatriz Perez, 12 anos, da categoria Mini 3×3.

Oficina de atletismo é uma das atrações do evento.
Oficina de atletismo é uma das atrações do evento.

Os núcleos São Domingos (desde 2010) e São Vicente (desde 2009), em Campinas, são sediados nas escolas municipais Professora Odila Maria Rocha Brito e Julio de Mesquita Filho, respectivamente, e acontecem em parceria com a prefeitura da cidade e com o apoio da Sanasa. Já os núcleos Cidade Nova e Dirceu Cordeiro, em Itu, são mais recentes e foram inaugurados em 2014 na Escola Municipal Carolina de Moraes Macedo e no Ginásio Municipal de Esportes Dirceu Cordeiro da Silva, respectivamente.  A parceria também é com a prefeitura da cidade que, em ambos os casos, é responsável por ceder o espaço e os professores para as aulas do projeto.

Parceiros dos Núcleos Campinas/SP do projeto Vôlei em Rede: Prefeitura Municipal de Campinas e com apoio da Sanasa.

Parceira dos Núcleos Itu/SP: Prefeitura Municipal de Itu.

Fotos: Camila de Oliveira.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.