Área restrita SIGIC

16/09/2022

O mês de setembro foi especial para os alunos do projeto Vôlei em Rede dos núcleos Cidade Nova e Vila Progresso, em Itu/SP. Eles participaram (nos dias 6, 8, 13 e 15 desse mês) de uma atividade cultural junto à prefeitura da cidade chamada de "Trilha do Saber". 

A ação envolveu um passeio dos alunos guiado por monitores da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, nas ruas do centro histórico da cidade. A caminhada passou pelas ruas Paula Souza e Barão de Itaim, que abrigam diversos monumentos que demonstram a importância da cidade na formação do país. 

O objetivo foi trabalhar com os alunos quanto a construção do município após um trabalho prévio dos professores de arte das Escolas Municipais Olga Benário Prestes e Carolina Moraes de Macedo, onde acontecem o projeto Vôlei em Rede. Os alunos conheceram a praça Dom Pedro I, que é o marco de onde começou a cidade, a Casa do Barão, onde a família imperial se hospedou quando foi ao município, o Cruzeiro, a Tecelagem São Luiz, que é a primeira fábrica do estado de São Paulo, a Igreja Bom Jesus e outros pontos turísticos da cidade. 

“É um passeio essencial para a formação das crianças e que faz parte de um trabalho pedagógico onde elas puderam trabalhar também os valores que ensinamos no projeto como a cooperação, quando os alunos compartilharam seus lanches durante o piquenique que foi feito no coreto. Foi um passeio muito legal que deveria ser incluído no currículo das escolas e que deixaram os alunos encantados com tudo o que aprenderam˜, contou o professor Jorge Martins do Núcleo Cidade Nova.

Um aprendizado diferente que também divertiu a garotada, como contou a aluna Thayla Victoria de Melo Rodrigues, de 10 anos: “Esse passeio foi muito legal! Passeamos pelo Cruzeiro, conhecemos a Fábrica de Tecidos, Igrejas e a Casa Amarela, onde a família Imperial ficou quando veio à cidade. Também aprendi sobre o Varvito, uma rocha antiga e fizemos até um lanchinho. Espero ter mais passeios assim”, celebrou.

Além de aprender mais sobre a cidade onde moram, as crianças também tiveram a oportunidade de desenvolver o sentimento de pertencimento ao local. “Os alunos foram muito participativos, realizando perguntas sobre as curiosidades dos lugares por onde passamos e responderam muitas outras realizadas pela monitora. Os professores de artes da escola já estavam fazendo um trabalho com eles sobre os Patrimônios Históricos da nossa cidade e esse evento veio a concretizar todo o trabalho”, contou a professora do projeto do Núcleo Vila Progresso Vôlei em Rede, Fernanda Fonsatti.

“As igrejas são lindas, também gostei da fábrica de tecidos e amei conhecer a casa que a Princesa Isabel ficou. Quero ir de novo e visitar os museus e vou levar minha família para conhecer e tirar fotos das igrejas e das casas, além de ver o Cruzeiro (que está em processo de revitalização) pronto”, contou a aluna da categoria Minivôlei 2x2, Heloísa Jesus de Souza, de 09 anos.