Ela é apaixonada pelas crianças e pelo que faz: saiba mais sobre a professora Laura Brasil, do projeto Esporte em Ação, na série #QuemFaz
[caption id="attachment_7034" align="alignleft" width="300"] Em 2007, Laura Brasil (à esq.) visita o Núcleo Central, em Curitiba/PR, junto com a ex-atleta de vôlei de praia e coordenadora do projeto Esporte em Ação no Rio/RJ, Karina Lins e Silva.[/caption]
Ela é carioca e tem brilho no olhar quando fala sobre sua paixão pelas crianças e pelo seu trabalho. Esta é a professora Laura Brasil, do Núcleo Forte do Leme – Rio/RJ, do projeto Esporte em Ação. Aos 35 anos, sempre com sorriso no rosto e a cabeça borbulhando de novas ideias, ela é a nossa personagem em mais uma matéria da série #QuemFaz, do Instituto Compartilhar.
A cena lá no bairro do Leme é corriqueira. Laura anda pelas ruas, e não tarda a encontrar algum ex-aluno seu. Até em festa de aniversário já topou com algum. Essa coincidência toda tem uma explicação: está desde 2007 no projeto, ano em que tudo começou não só para ela, mas para o Compartilhar no Rio de Janeiro.
Estudou dos 4 meses aos 15 anos em uma mesma escola de período integral, que “tinha quintal e piscina”, lembra. Dessa época, Laura recorda que também fazia ginástica olímpica e natação. Foi no ensino médio, em outro colégio, que surgiu o voleibol: “o professor me convidou para participar do time e eu aceitei”, conta.
[caption id="attachment_7035" align="alignright" width="300"] Laura (à dir.) se reúne com alunos ganhadores de bolsas para estudar inglês na Uptime – parceira institucional do Instituto Compartilhar – e com seus colegas, também professores do Núcleo Forte do Leme.[/caption]
Apesar de gostar de esporte, ao fim do ensino médio, estava disposta a cursar engenharia, profissão do pai. Mas foi um estudo vocacional que a fez partir para a educação física. A paixão pelas crianças levou, após a conclusão da faculdade, ao aprofundamento no ensino de natação e vôlei infantis. O gosto pelos pequenos é também refletido em Théo, seu filho, que com 6 anos é o seu xodó. Todas as manhãs são dedicadas a ele.
Já as tardes, Laura se divide entre as aulas de natação e de vôlei. Antes de seu trabalho com o Instituto Compartilhar começar e até mesmo de se formar, ela já dava aulas de minivôlei na Set Point, escola da ex-atleta de vôlei de praia, Karina Lins e Silva, hoje coordenadora do Núcleo Forte do Leme. A analista de projetos do Compartilhar, Ana Elisa Caron, acompanhou Laura desde o início na entidade e tem muito o que revelar sobre esta grande profissional. “Ela já tinha uma bagagem muito grande de conhecimento do vôlei, aliada a facilidade de trabalhar o esporte de maneira mais lúdica, com brincadeiras. Laura gosta muito de voleibol e das crianças. No projeto Esporte em Ação conseguiu unir estas duas paixões”.
[caption id="attachment_7038" align="alignleft" width="300"] Carisma não falta para essa carioca apaixonada por voleibol: em 2013, Laura pega um autógrafo com o diretor presidente do Instituto Compartilhar, o técnico Bernardinho.[/caption]
Como já trabalhava com o minivôlei, sua chegada ao Instituto Compartilhar veio como uma oportunidade de agregar conhecimento por meio da Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol. “Laura sempre teve muitas ideias. Chegou num ponto que ela contribuía mais com a gente do que a gente com ela”, brinca Ana.
Com seu jeito brincalhão e alegre, Laura é uma professora marcante na vida dos alunos que passam por ela. Jeferson Silva, seu ex-aluno, participou seis anos do projeto e tem belas lembranças. Até mesmo dos dias de chuva, quando saia de casa e tinha certeza que o dia ia ser animado no núcleo. Hoje, com 19 anos, ele trabalha e estuda para o Enem, com o sonho de conseguir uma vaga na faculdade de arquitetura ou engenharia civil. “Saber que eu pude fazer parte da formação das crianças para mim é muito gratificante”, revela Laura.
“Ela é muito comprometida, engajada e competente no que faz”, revela Ana. Como pessoa, Laura também tem ótimas qualidades: “a presença dela anima onde ela está. Laura está sempre brincando, querendo deixar o ambiente agradável. A alegria e empolgação dela é contagiante”, confessa a analista de projetos.
Núcleo Forte do Leme
O Núcleo Forte do Leme – Rio/RJ foi a primeira iniciativa do Instituto Compartilhar na cidade do Rio de Janeiro numa parceria com o Exército Brasileiro – por meio do Centro de Estudos de Pessoal (CEP) – e a editora Sextante.
Foto: Divulgação IC.