Área restrita SIGIC

25/05/2023

Brincar, incentivar a atividade física e a interação entre crianças, adolescentes e adultos foram os objetivos do “Esporte na Rua” de 2023, realizado pelo Núcleo Central do projeto Vôlei em Rede em Curitiba/PR na última quinta-feira (25). Esta é a 7ª edição do evento promovido pela REMS, em parceira com a Nike, Laureus, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD e com o apoio da B3, que também marca o Dia Mundial do Brincar, celebrado em 28 de maio.

Ao todo, participaram mais de 200 pessoas entre alunos, professores, pais, responsáveis e familiares participaram de diversas brincadeiras e, claro, muito vôlei no ginásio do complexo Paraná Esporte, onde acontecem as aulas do projeto. “O dia foi muito legal, participamos de um aquecimento diferenciado, brincadeiras que normalmente não fazemos durante as aulas. Já o projeto Vôlei em Rede é muito legal porque é uma forma da criança sair de casa, fazer exercícios, não ter tanta ansiedade na escola e desviar de atividades que não gosta e não são boas”, contou Emilly Carolina Balduino Reckelberg, de 14 anos, aluna da categoria Vôlei 2.

Entre as brincadeiras realizadas no evento estavam a dança das cadeiras, a amarelinha africana, batata quente, entre outras. Já no momento que envolveu o vôlei, os alunos se reuniram para jogar com seus parentes e um convidado muito especial, Rhendrick Rhesley, ex-aluno do projeto e atleta do time de vôlei Minas Tênis Clube.

“O dia foi incrível, gostei demais! As brincadeiras foram muito legais e diferentes de outros festivais. Para completar teve a participação do Rendrick e eu pude jogar com um atleta que é uma lenda”, contou Vitor Amorin Lopes, de 14 anos, aluno da categoria Vôlei. 

Ao final das atividades, o atleta ainda bateu um papo descontraído com os alunos que puderam perguntar mais sobre sua carreira e seu início no esporte, ainda como aluno do projeto. “É sempre uma alegria estar aqui, onde que eu comecei a jogar vôlei e aprendi tudo o que sei com os professores que ainda estão no projeto. Além de poder passar um pouco para as crianças do que sei, porque na época que eu era criança eu via as pessoas mais velhas jogando vôlei e queria ser como elas, então acho que se hoje em dia consigo trilhar esse caminho é muito gratificante”, contou. 

“Hoje foi um dia muito legal, eu gostei bastante do Rendrick. Pude jogar e tirar foto com ele, o que foi muito legal. Eu adoro vir para a aula!”, comemorou a pequena Isabela Vitória Spricigo da Silva, de 10 anos, que começou a fazer aulas no projeto esse ano.

Além de Curitiba, o evento “Esporte na Rua” ocorreu em outras 16 cidades do Brasil, entre os dias 22 e 28 de maio, com 38 associados da REMS. As ações foram gratuitas e abertas ao público, envolvendo mais de 500 voluntários, entre educadores, líderes comunitários, assistentes sociais, atletas e educandos. 

Para ver mais fotos do dia, clique aqui!

São parceiros do projeto Vôlei em Rede no Paraná: Governo do Estado do Paraná, Itaú, Colégio Positivo, ArcelorMittal, B3, Klabin, Stone, Bosch, Supermercados Condor, Cimento Itambé, Rumo, Unimed Curitiba, S&C Electric Brasil, Servopa, Sysmex, Arotubi e Schattdecor, via Lei Federal de Incentivo de Esporte do Ministério do Esporte.

*Fotos: Carlos de Bomfim Fotografia