Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é tema de atividade especial em Itu/SP
21/09/2023
O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado anualmente em 21 de setembro, foi tema de uma atividade diferente com os alunos do Núcleo Vila Progresso em Itu/SP. Para mostrar aos alunos as diferentes realidades enfrentadas pelas pessoas com deficiência foi realizada uma roda de conversa sobre o tema e uma vivência prática do voleibol sentado.
“Essa aula aconteceu também no ano passado e os alunos e professores da escola adoraram, pedindo para repetir este ano e assim eu fiz. Ao participar da atividade de vôlei sentado, os alunos perceberam a dificuldade da sua prática, porém adoraram e já perguntaram quando será a próxima”, explicou Fernanda Fonsatti, professora do núcleo.
Antes de jogar a modalidade paraolímpica, a professora apresentou aos alunos a prática de toques e passes sentados, como forma de treino e familiarização com o esporte. Uma experiência que contribui para aprimorar as habilidades motoras das crianças, além de trabalhar com os valores.
“Eu gostei bastante, é legal saber como pessoas com deficiência física jogam vôlei. Eu me diverti bastante e foi uma experiência diferente”, contou Isabella dos Santos Torres, de 10 anos, aluna da categoria Mini 3x3.
O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi criado inicialmente por movimentos sociais em 1982 e oficializado no Brasil pela Lei nº 11.133, de 14 de julho de 2005. A data foi escolhida com o objetivo de coincidir com o Dia da Árvore, representando o nascimento das reivindicações de cidadania e participação em igualdade de condições.
“A data caiu em um dia de vôlei e a gente fez uma atividade de vôlei sentado porque as pessoas com deficiência jogam essa modalidade. Foi uma experiência muito boa e a gente não vê a hora de repetir, espero que a gente possa jogar vôlei sentado mais vezes”, disse Sophia Ester Fidelis da Silva, de 10 anos, aluna da categoria Mini 2x2.
Os parceiros do projeto Vôlei em Rede – Núcleo Itu/SP são: Prefeitura de Itu, Stone, ArcelorMittal, CPFL Energia, via Lei Federal de Incentivo de Esporte do Ministério do Esporte, além do Vôlei Renata.