Área restrita SIGIC

21/09/2024

Uma grande festa para homenagear o vôlei e a importância do esporte no desenvolvimento de crianças e adolescentes, reuniu cerca de 460 pessoas neste sábado (21) em Curitiba/PR. O Dia do Vôlei é um evento gratuito e aberto à comunidade que foi promovido pelo Instituto Compartilhar com o intuito de reverenciar o esporte com muitas brincadeiras, desafios e, claro, jogos de vôlei.

“Foi um dia especial para comemorar e celebrar o esporte de uma forma geral. Contamos também com a participação de muitas pessoas que ainda não conheciam o projeto Vôlei em Rede, que realizamos neste espaço, e que acaba por conhecer e se encantando com o esporte. A gente sabe que poucos dos nossos alunos vão ser atletas profissionais, mas a grande maioria vai ter uma experiência positiva do esporte carregar isso por resto da vida”, explicou o gerente executivo do Instituto Compartilhar, Luiz Fernando Nascimento (Nando).

Diferentemente das aulas do projeto Vôlei em Rede, que conta com um momento de aquecimento e treino técnico, o dia foi repleto de brincadeiras, interação com pessoas novas e jogos de vôlei. “Hoje é um dia mais divertido, com mais brincadeiras”, disse Fernanda Letícia Barbosa, de 10 anos, aluna do projeto Vôlei em Rede, da categoria Mini 2x2, no Núcleo Central – Curitiba.

Quem esteve presente no Campus da Secretaria de Esporte do Estado do Paraná, parceira do Instituto Compartilhar e do Dia do Vôlei, pode participar de brincadeiras e oficinas em formato de estações com curiosidades sobre o esporte, saúde e qualidade de vida. Além de jogar vôlei com seus amigos e familiares, eles participaram de atividades como saque na cesta, toque no alvo, alcance de ataque, plataforma com vídeo 360° e muito mais.

“Eu chamei alguns amigos meus para poder jogar e brincar comigo aqui hoje também chamei os alunos do meu colégio. Eu comecei no projeto Vôlei em Rede na categoria Mini 3x3, era bem pequenininho e já gostava de vôlei e assistia minha mãe e os amigos dela jogando e decidi começar a jogar vôlei, daí pra frente eu comecei a jogar e ficar um pouquinho melhor, hoje eu ajudo aqui também”, contou o Luiz Gabriel Kovalczyk de Paula, de 14 anos, aluno do projeto Vôlei em Rede, categoria Vôlei, no Núcleo Central-Curitiba.

Para muitos pais o dia foi uma boa oportunidade para estar junto de seus filhos e também praticar atividades físicas. “Eu estou achando super divertido porque a gente volta a ser adolescente aqui. Principalmente porque com a nossa rotina e a correria do dia a dia a gente acaba não tendo tempo para praticar um esporte ou mesmo assistir nossos filhos nas aulas e ver como eles estão desenvolvendo suas habilidades. Ao mesmo tempo sei que eles também se orgulham em ver que a mãe participa e joga com eles”, disse Regiane Nogari, mãe da Giovana Nogari e Lucas Nogari que são alunos do projeto Vôlei em Rede no Núcleo Central - Curitiba.

Ela conta que seu contato com o vôlei começou depois de os filhos entrarem no projeto. “Os eventos promovidos pelo Instituto são muito bem organizados, e estou adorando ver meus filhos participando. Percebi mudanças significativas neles, especialmente no senso de responsabilidade, não só na quadra, mas também com as tarefas em casa. Eles estão mais organizados no dia a dia e se dedicam ainda mais aos estudos, embora já fossem bons alunos. Notei também uma melhoria no comportamento social. Minha filha, por exemplo, sempre foi muito competitiva e, às vezes, um pouco impulsiva nas palavras e gestos. No projeto, ela aprendeu a se controlar e a lidar melhor com o lado esportivo. Estou muito feliz com o que eles estão aprendendo aqui”, completa.

Além dos alunos, seus familiares e colegas, a grande festa em homenagem ao voleibol reuniu alunos do curso de educação física da Unibrasil, que atuaram como voluntários no evento, e ex-alunos do projeto que participaram das atividades e mostraram a importância do esporte em suas vidas. “Eu moro aqui perto e estou no projeto todos os dias, participando de todos os festivais e eventos que posso. Sou aluna de Pedagogia e dou aulas na rede municipal de ensino, aplicando até hoje no meu dia a dia os valores e a metodologia que aprendi aqui. Sempre recomendo o projeto para meus amigos e alunos. Meu sonho é, depois de concluir Pedagogia, cursar Educação Física e, quem sabe, um dia me tornar professora do projeto”, contou Giovanna Colucci, ex-aluna do projeto Vôlei em Rede entre os anos de 2014 e 2018, que também esteve presente no Dia do Vôlei.

O Dia do Vôlei contou com o patrocínio da Renata Alimentos, parceria da Secretaria de Esporte do Estado do Paraná́ e apoio da Band Curitiba e Sanepar.