Desafio do Livro incentiva o hábito da leitura entre alunos do Núcleo Guaratuba/PR
[caption id="attachment_6555" align="alignleft" width="300"] Desafio motiva alunas do Mini 3x3 e colegas de outras categorias a manterem o hábito da leitura.[/caption]
Pelo segundo ano consecutivo, aconteceu no Núcleo Guaratuba/PR mais uma edição do Desafio do Livro. Promovido pela professora do núcleo, Cássia Graciotto, o evento aproveita o Dia do Livro, comemorado em 29 de outubro, para incentivar o hábito da leitura entre os alunos do projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná. As crianças e adolescentes entraram no clima da brincadeira e realizaram textos surpreendentes sobre suas histórias prediletas.
[caption id="attachment_6553" align="alignright" width="300"] Alunas do Mini 4x4 concluem atividade com sucesso.[/caption]
Todas as categorias do núcleo participaram do desafio de redigir um texto respondendo a seguinte questão: “como e qual livro te ensinou uma importante lição?”. Cássia conta que esta ação é uma de suas favoritas, já que ler é uma de suas paixões. “Além de ser uma fonte de conhecimento, os livros despertam a capacidade crítica e criativa do leitor. Certos livros mostram como é fácil se transportar para os lugares mais espetaculares da imaginação humana, e aprender lições que podem mudar para sempre seu jeito de ver o mundo”, ressalta.
Boas discussões nortearam o desafio e tornaram a atividade ainda mais prazerosa. A aluna Fabyanna Gonçalves, 11 anos, da categoria Mini 3×3, contou que já leu vários livros e histórias e que sempre tirou deles conhecimentos para a vida. Muitos alunos também extraíram valores importantes de cidadania. Uma colega da mesma idade e categoria que Fabyanna, a Karla Caldas, percebeu como faz diferença cativar, amar e cuidar das pessoas.
[caption id="attachment_6554" align="alignleft" width="300"] Meninas da categoria Vôlei também são premiadas com chocolates e livro Transformando Suor em Ouro, do técnico Bernardinho.[/caption]
Para incentivar a garotada, Cássia promoveu algumas bonificações. Na turma do Mini 3×3, o desafio valeu 100 pontos na carteirinha do Compartilhar Fidelidade – projeto que incentiva ações positivas no dia a dia dos alunos, promovendo os valores prioritários de cooperação, responsabilidade, respeito e autonomia. Para os alunos do Mini 4×4 e Vôlei o desafio rendeu três estrelas em um painel de pontuação dos integrantes do núcleo. As redações destaque também foram premiadas: os três melhores textos de cada turma receberam uma caixa de chocolate e os primeiros colocados ganharam ainda o livro Transformando Suor em Ouro, do técnico da seleção brasileira masculina de voleibol e diretor presidente do Instituto Compartilhar, Bernardinho.
Parceiros do projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná: Governo do Estado do Paraná e Unilever. Via Lei Federal de Incentivo ao Esporte: Unilever e Ministério do Esporte.
Fotos: Divulgação IC.