Área restrita SIGIC

Sendo signatário do Pacto Global, o Instituto Compartilhar promove ações com seus professores e alunos que visam a conscientização quanto à importando do desenvolvimento sustentável. Prezando sempre pela transmissão de conhecimento quanto à importância de ações em prol da sociedade e da defesa do meio ambiente.

As ações desenvolvidas com alunos do projeto Vôlei em Rede contemplam os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável 15 - Vida Terrestre, com a conscientização quanto a importância do meio ambiente e de se manter ambientes limpos e bem conservados, e 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes, ensinando os alunos a saber lidar com os próprios sentimentos e incentivando a paz em suas relações.

Sendo assim, o Dia Mundial da Reciclagem, celebrado em 17 de maio, foi tema de uma ação do Núcleo Vila Progresso, em Itu/SP. Os professores criaram a “Caixinha dos Bons Sentimentos” em que os alunos escreveram recados anônimos do bem em folhas de papel sulfite reciclado. As mensagens ficam disponíveis durante as aulas para que qualquer colega de todas as turmas possa pegar e ler sempre que quiser e achar necessário.

“Podemos destacar a importância do elogio e das palavras positivas na vida das pessoas. Estamos vivendo em um mundo onde a intolerância e o desrespeito estão em foco e fazer essa transformação partindo das crianças é primordial para uma mudança de chave", conta o analista de projetos, Alexandro Martins.

Já em Maringá/PR, o núcleo do projeto Vôlei em Rede e o Grêmio Estudantil da escola onde as aulas acontecem – Colégio Estadual de Aplicação – organizaram, nos dias 2 e 3 de maio, o “Festival Meio Ambiente: Desafios e Soluções” que contou com diversas atividades como gincana, dança e a participação de personagens “emojis” para a promoção da conscientização quanto a importância de se manter um ambiente limpo dentro da escola. “Isso foi muito bom, pois os alunos não têm jogado o lixo no lixo e tem deixado as quadras sujas. Com essa atividade, certeza que vai melhorar”, conta Thiago Enzo Fujiki, 11 anos, categoria Mini 3x3, Núcleo Maringá.

Parceiros do projeto Vôlei em Rede – Núcleos Itu/SP: Prefeitura de Itu, Stone, ArcelorMittal, CPFL Energia, Vôlei Renata e Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo de Esporte, além do Vôlei Renata.

Parceiros do projeto Vôlei em Rede – Núcleos Paraná: Governo do Paraná, Stone, Itaú, Colégio Positivo, Klabin, B3, Bosch, Supermercados Condor, Itambé, Rumo, Unimed Curitiba, S&C, Sysmex, Arotubi, Berneck, Schattdecor, Honda Prixx, Servopa, Alfama, Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo de Esporte.