Área restrita SIGIC

A Copa do Mundo de Futebol foi tema de festivais realizados em todos os núcleos do projeto Vôlei em Rede no Paraná durante o mês de outubro e início de novembro. As atividades recreativas e educacionais foram planejadas pelos professores respeitando as particularidades de cada núcleo e de maneira a proporcionar o aprendizado sobre a competição internacional, os diferentes países que vão participar dela, curiosidades sobre o futebol o espírito esportivo e, claro, muito vôlei.  

Em todos os locais, o planejamento, organização e realização dos festivais contou com o apoio da direção das escolas onde as aulas do projeto acontecem. “O festival permitiu aos estudantes desenvolver importantes conceitos a partir das práticas esportivas e contou com a participação de toda comunidade escolar. O que permitiu a interação e troca de experiências para sua realização de forma organizada, participativa e colaborativa, constituindo em momentos de alegria para os estudantes”, disse Valquíria Charles da Silva, diretora do Colégio Estadual Igléa Grollmann, sede do Núcleo Cianorte.

O objetivo foi proporcionar aos alunos do projeto e das escolas um aprendizado multidisciplinar que vai além do conhecimento adquirido em sala de aula e no projeto. “É muito gratificante para nossa Instituição contar com o projeto Vôlei em Rede. Podemos perceber em nossos alunos a alegria em participar das aulas e dos momentos de interação que são proporcionados, como este”, disse Mônica Vieira, diretora auxiliar do Colégio Estadual Sagrada Família de Campo Largo e onde acontecem as aulas do projeto.

Entre as atividades realizadas teve oficinas de jogos, apresentação de trabalhos com curiosidades dos países e da Copa do Mundo, confecção de troféus do Festival, palestras sobre Fair Play e muitas outras que integraram o conhecimento sobre o futebol, o vôlei, a diversidade cultural e os valores (cooperação, responsabilidade, respeito e autonomia) que já são trabalhados nas categorias do projeto. “Eu curti bastante o evento, tudo foi muito bem-organizado pelas professoras e a ideia de fazer um festival sobre a Copa do Mundo foi muito boa para nós”, disse a aluna Nicolly Salvador Rezende, 15 anos, aluna da categoria Vôlei do Núcleo Campo Largo. 

Em Londrina, por exemplo, os alunos aprenderam o respeito e a cooperação ao se dividirem em times que representavam cada um dos países que vão para a Copa do Mundo para jogar vôlei. Uma maneira diferente de jogar o esporte e promover a interação entre os alunos do projeto. 

“O tema desperta nos adolescentes um sentimento gostoso, de patriotismo e esperança. No início todos queriam representar o Brasil, mas apenas uma equipe pode fazer isso, cabendo as outras representarem as bandeiras de outras nações. Você percebe que existe respeito e companheirismo entre eles, seja na saudação, no olhar, no reconhecimento da vitória e da derrota. No final, todos gostaram e já querem outro evento em novembro”, destacou o professor Alessandro Mori do Núcleo Londrina.

As atividades desenvolvidas nos festivais também trabalharam com os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável – ODS que promoveram o bem-estar dos nossos alunos (ODS 3), educação de qualidade e inclusiva (ODS 4) e igualdade de gênero com a participação de meninos e meninas (ODS 5). “Os temas foram trabalhados nos núcleos baseados nos pilares dos ODS e protagonizadas pelos alunos, promovendo oportunidades de aprendizagem sobre assuntos tão importantes através de uma temática sempre muito aceita pela garotada”, contou Tatiana Ribas, coordenadora dos Núcleos do Interior do Paraná.

Um exemplo foi em Guaratuba, onde o Festival promoveu a integração dos alunos da escola pública onde é realizado o projeto Vôlei em Rede (Colégio Estadual Pref. Joaquim da Silva Mafra) em conjunto com os estudantes da Escola Particular Monteiro Lobato, que também cedeu o espaço para o evento. Uma maneira de promover a educação inclusiva e integração social de crianças e adolescentes.

Para isso, foi proposta a atividade chamada “Super Fã” que envolvia uma reflexão sobre suas próprias atitudes e dos colegas. Ao chegarem no espaço do Festival os alunos receberam um crachá e foram orientados a, durante o festival, pedir um autógrafo para as pessoas que admirassem de alguma maneira, seja por ser um excelente jogador ou por ter atitudes e ações positivas com o próximo.

O evento também foi acompanhado pelo Núcleo Estadual de Educação que avaliou como positivas as atividades realizadas. “Foi muito importante esta integração entre os projetos e principalmente a participação de outra instituição de ensino. Adorei a proposta do festival, o envolvimento dos estudantes e colaboradores que transmitiram satisfação em seus olhares e pelas atividades desenvolvidas", disse Mauricio Evangelista, coordenador pedagógico do Núcleo Estadual de Educação no Litoral. 

Em Guaratuba, o Festival Copa do Mundo foi patrocinado pelo Bolão Imóveis, Evo Fibra Guaratuba, Maranata Mármores e Granitos, GM Uniformes. 

Os Festivais também foram uma oportunidade para que ex-alunos pudessem revisitar o projeto e atuar como voluntários auxiliando ex-professores. Como conta Gustavo Matos de Oliveira que foi aluno do projeto em 2017, ganhou uma bolsa de 100% em uma faculdade para estudar Educação Física e atuou como voluntário no Festival em Telêmaco Borba. “Ajudar na arbitragem e auxiliar na organização do Festival foi mais uma oportunidade muito boa para mim, sempre quando posso ajudo nos treinos e tudo isso influenciou na minha escolha da profissão. Com certeza devo muito do que já vivi e as oportunidades que recebi ao projeto. Sou muito grato ao professor, aos atletas e colegas que estiveram comigo e aqui”, disse.

Os parceiros do projeto Vôlei em Rede no Paraná são: Governo do Paraná, Stone, Itaú, Colégio Positivo, Klabin, B3, Bosch, Supermercados Condor, Itambé, Rumo, Unimed Curitiba, S&C, Sysmex, Arotubi, Berneck, Schattdecor, Honda Prixx, Servopa, Alfama, Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo de Esporte.

Veja algumas fotos do Festival em cada Núcleo:

07/10: Pato Branco

22/10: Guarapuava

22/10: Ortigueira

22/10: Ponta Grossa

22/10: Ribeirão do Pinhal 

25/10: Maringá

26/10: Telêmaco Borba

27/10: Cianorte

27/10: Pitanga

27/10: Campo Largo

27 e 28/10: Londrina

28/10: Francisco Beltrão

29/10: Cascavel

03/11: Toledo

05/11: Guaratuba