Área restrita SIGIC

13/03/2024

Os núcleos do projeto Vôlei em Rede Ponta Grossa, Maringá e Londrina, no Paraná, receberam nesta semana a visita técnica da coordenadora de projetos e dos núcleos do interior do estado, Tatiana Ribas. O objetivo é promover o direcionamento das atividades e esclarecer dúvidas pontuais, dando orientação para as demandas do projeto.

“Nesses encontros nós acompanhamos a aplicação de uma ou mais aulas do professor do núcleo do Instituto Compartilhar, fazendo os comentários e observações necessárias. Também damos suporte quanto à aplicabilidade da Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol e, dessa forma, contribuímos para a manutenção da qualidade das aulas”, explicou Tatiana.

O Núcleo Ponta Grossa foi o primeiro a receber a visita da coordenadora, no dia 11 de março. Na oportunidade ela acompanhou as aulas ministradas pela professora do local, Vilma Muler, e deu ideias que podem contribuir com suas aulas. “A professora é uma pessoa muito carismática com os alunos e se comunica bem com todos, possui turmas com a capacidade máxima. Durante a aula alguns alunos da escola se fizeram presentes perguntando sobre o funcionamento do projeto e querendo se inscrever na lista de espera de algumas turmas”, avaliou a coordenadora.

Já para a professora, a visita é muito importante para verificar se a metodologia do Projeto Vôlei em Rede está sendo aplicada. “Receber a Tati aqui permite o contato direto entre coordenação e professor e coordenação e alunos. Demonstrando quanto são importantes para a continuidade do projeto. É um recurso didático-pedagógico que dá resultado, oportunidade ao professor de tirar suas dúvidas e permite aos alunos vivenciar um dia diferente com outro professor”, disse Vilma.

Na ocasião também foi realizada uma reunião com a Técnica de Educação Física do Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa, Clarissa Sielski, que aproveitou para aprofundar seu conhecimento a respeito do projeto, das ações que têm um impacto positivo na vida de alunos e professores, dos eventos, das atividades de valores e promoção dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS.

“Achei de extrema importância a visita e a troca de experiências. Pude compreender melhor todo o projeto, bem como impulsionar meu acompanhamento no seu desenvolvimento. Estar reunidas para discutir os pontos positivos e negativos, contar um pouco de cada história, conversar sobre o esporte e os valores construídos, faz com que haja a continuidade da prática, e com maior motivação. Não esquecendo da valorização do trabalho do professor, que é fundamental. E ainda, é de grande valia a conversa com os alunos sobre a vivência dos valores e aspectos como: responsabilidade e cumprimento de horários, estar vestido apropriadamente, ter boas atitudes nas aulas, com respeito e cooperação”, contou Clarissa.

No dia seguinte foi a vez do Núcleo Maringá receber a coordenadora. No local foram realizados os mesmos procedimentos da visita anterior, contribuindo para a qualidade das aulas. “Durante a visita, tive a oportunidade de compartilhar nossas prática e metodologias de treinamento. Suas orientações e feedbacks foram extremamente valiosos, oferecendo uma visão clara de como continuar evoluindo e elevando o padrão do nosso trabalho, além de proporcionar oportunidades de crescimento para todos os envolvidos no projeto”, contou Patrícia Correia, professora no Núcleo Maringá.

Na oportunidade, a coordenadora também se reuniu com o Técnico Pedagógico de Educação Física do Núcleo Regional de Educação de Maringá, Christian Belasque. Para ele, a visita também contribuiu para estreitar os laços entre o Instituto Compartilhar e o Núcleo Regional de Educação, abrindo portas para futuras colaborações e parcerias. “Sua presença trouxe uma troca rica de experiências e conhecimentos, fortalecendo nossa interação e nos aproximando ainda mais. O que nos proporcionou insights valiosos sobre práticas educacionais e metodologias inovadoras, que certamente contribuirão para o aprimoramento de nossas atividades e para o enriquecimento da educação e do voleibol em nossa região. Além disso, estamos animados com as possibilidades que surgiram a partir desse encontro e esperamos continuar fortalecendo nossa relação em busca de uma educação cada vez mais inclusiva e de qualidade para todos os nossos alunos”, disse.

O Núcleo Londrina foi o último a receber a visita técnica, no dia 13 de março. Nele, a coordenadora contribuiu para a formação continuada do professor, dando ideias para incentivar e engajar ainda mais os alunos do projeto. “A visita contribuiu para rever alguns conceitos metodológicos, aprender mais um pouquinho sobre a Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol e poder voltar para a prática pedagógica com injeção de ânimo. A visita técnica é fundamental para alinhar todas as peças envolvidas no processo de ensino do vôlei e dos valores educacionais do esporte”, contou Alessandro Mori, professor no núcleo.

“O professor é muito atencioso e muito querido pelos seus alunos. Ele já se apropriou da metodologia pelo tempo que atua no nosso projeto, cabendo à coordenação fazer poucos ajustes pontuais e auxiliar nos desafios que ele possa encontrar ao longo do ano, proporcionando o envolvimento cada vez maior dos alunos”, avaliou a coordenadora.

São parceiros do projeto Vôlei em Rede no Paraná: Governo do Estado do Paraná – Secretaria de Educação e Secretaria de Esporte, e Volvo, Itaú, Klabin, Stone, Rumo, Colégio Positivo, S&C Electric Brasil, Supermercados Condor, Cimento Itambé, Arotubi, Vianmaq, Sysmex e Unimed Laboratório, via Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte.