Área restrita SIGIC

26/09/2023

Os núcleos Iririú e Costa e Silva do projeto Vôlei em Rede em Joinville/SC receberam a visita técnica do coordenador técnico do Instituto Compartilhar, Gabriel Jungles, nesta segunda e terça-feira (25 e 26). O objetivo foi dar continuidade ao trabalho de credenciamento do professor responsável, Kayo Eduardo Lopes, na Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol.

A Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol é o grande diferencial dos projetos do Instituto. Ela proporciona o ensino do esporte com base na capacidade física e cognitiva dos alunos, adaptando o tamanho das quadras, altura da rede e número de jogadores de tal modo a oportunizar mais os acertos do que os erros.

“A gente fez um trabalho de credenciamento presencial do professor na metodologia. Dei aulas junto com ele e esclareci alguns pontos que tinha dúvidas, e expliquei toda a nossa parte administrativa, como a matrícula dos alunos, lista de presença e fichas de aulas”, disse o coordenador.

A visita técnica faz parte do acompanhamento do Instituto Compartilhar nos locais onde o projeto socioespotivo acontece e visa proporcionar um melhor direcionamento das atividades. Por isso, é um momento em que o coordenador assiste de perto às aulas, interage com os professores e alunos a fim de esclarecer dúvidas e contribui com as estratégias pedagógicas de ensino do Minivôlei e dos valores de cada categoria.

“A visita do Gabriel foi muito importante para o desenvolvimento do meu trabalho no projeto. Eu estava com muita dificuldade de conduzir as aulas e controlar as ações que estruturam a metodologia. Ver ele dando aula me trouxe muita segurança, pois a troca de experiência me deu suporte para continuar a ensinar vôlei para as crianças de acordo com a metodologia do Instituto Compartilhar”, contou o professor Kayo.

As aulas nos núcleos de Joinville iniciaram em maio desde ano e já contam com a participação de 85 alunos. Além do credenciamento do professor, o Instituto Compartilhar disponibilizou aos locais de aula todos os materiais, proporcionando uma experiência positiva que facilita o processo de aprendizagem da garotada.

Os parceiros do projeto Vôlei em Rede – Núcleos Joinville/SC são: Prefeitura de Joinville e Stone, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte.