Área restrita SIGIC
[caption id="attachment_12293" align="alignleft" width="300"]Em 2020, um dos focos foi a capacitação e aperfeiçoamento dos professores dos projetos do Compartilhar (foto ilustrativa) Em 2020, um dos focos foi a capacitação e aperfeiçoamento dos professores dos projetos do Compartilhar (foto ilustrativa)[/caption]

Mesmo com todas as dificuldades enfrentadas em 2020 e a impossibilidade de atuar diretamente com as crianças e adolescentes – devido às orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e dos Governos Estaduais e Municipais para prevenção e combate ao Coronavírus (Covid-19) – o Instituto Compartilhar não parou. O ano foi marcado pelo investimento nos professores dos projetos Vôlei em Rede e Esporte em Ação com foco total em capacitações e oportunidades de aperfeiçoamento. Foram vários encontros virtuais realizados ao longo do ano, tanto com os coordenadores da entidade como com convidados Brasil afora. E a entidade foi mais além! Em outubro realizou seu primeiro curso totalmente online, com duração de 12 horas, para profissionais de educação física, de esportes e de diferentes áreas que tiveram interesse em conhecer mais a Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol para aplicar em suas realidades de trabalho. No dia 16 de novembro, coordenadores e equipe administrativa do Compartilhar se reuniram para discutir essas e outras ações e para buscar estratégias para 2021.

Com um cenário tão instável ocasionado pela pandemia, é arriscado estruturar um único e específico plano de ação. Contudo, os encontros virtuais realizados em 2020 foram importantes para preparar os profissionais da entidade para um possível retorno – inclusive com o desenvolvimento de uma apostila de aula com sugestões de atividades especiais com a garotada, pensando nos cuidados de higienização e distanciamento social – e identificar novas temáticas que ainda podem ser abordadas. Estes encontros tendem a ser mantidos, afinal de contas, os professores são os principais multiplicadores da Metodologia e os principais responsáveis pelas transformações positivas geradas na vida das crianças e adolescentes. Entre os bate-papos realizados em 2020, os professores puderam aprender mais com o fundador da entidade, o técnico multicampeão de voleibol Bernardinho, que dividiu com a equipe seus conhecimentos e os desafios enfrentados em 2020 – como sempre, com palavras de conforto e motivação. Teve ainda conversas com psicóloga, especialista em consultoria pessoal e treinamento de lideranças, com técnicos, atletas, fisioterapeuta, com profissionais que também desenvolvem projetos socioesportivos em outras instituições e que puderam compartilhar suas experiências sob diferentes pontos de vista. "É triste ficar longe das crianças e ver aqueles sorrisos e a alegria de aprender vôlei e estar com os amigos e as amigas, mas on-line conseguimos uma relação incrível com os professores de todos os nossos núcleos. Uma formação continuada que ajudará na melhor aplicação da Metodologia nas aulas e no acolhimento da garotada na volta às atividades. Novos tempos, novos desafios!", disse o gerente executivo do Instituto Compartilhar, Luiz Fernando Nascimento, o Nando.

O Curso IC é outra ação que veio para ficar. Os resultados positivos das aulas on-line, que impactou cerca de 150 profissionais de Sul a Norte do país, mostrou que a tecnologia é uma forte aliada para levar à Metodologia Compartilhar a diferentes cantos do Brasil, contribuindo com a formação de centenas de pessoas que compartilham a missão do desenvolvimento humano por meio do esporte. A ideia é promover outros Cursos em diferentes formatos e custos, que possibilite a participação do maior número de pessoas possível e que seja, ao mesmo tempo, uma fonte de captação de recursos alternativa para manter o trabalho desenvolvido, visto que o setor econômico foi um dos principais atingidos pela pandemia. Vários outros encontros ainda estão previstos para ajudar a planejar ações para 2021. Ainda assim, a expectativa é aliar os pontos positivos de 2020 e poder estar novamente com a garotada.

Parceiros Institucionais: Stone, Uptime, Sextante, Delírio Tropical, Bosisio Advogados e SH formas, andaimes e escoramentos

Foto: Antônio More