Área restrita SIGIC

11/03/2024

O Instituto Compartilhar divulgou em seu site o relatório “Comunicação do Pacto Global sobre Política de Engajamento”. O documento reúne as informações referentes às ações desenvolvidas entre os anos de 2022 e 2024 para o atendimento ao Pacto Global das Nações Unidas para promoção dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS e seus dez princípios, principalmente nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

Signatário do Pacto Global desde 2018, o Compartilhar trabalha os ODS em seus projetos socioesportivos de maneira complementar ao ensino do voleibol e os valores de cidadania. O objetivo é contribuir para a formação de pessoas mais conscientes, responsáveis e participativas dentro e fora da comunidade onde estão inseridas.

Para isso, trabalha diretamente com os ODS 3 – Saúde e Bem-estar e 4 – Educação de Qualidade. Com a oferta de aulas e atividades esportivas, promove hábitos saudáveis e melhor qualidade de vida junto a crianças e adolescentes. Quanto ao ODS 4, destaca-se o item 4.7: “garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável”.

Assim, o documento apresenta as ações adotadas em duas grandes linhas de atuação: a execução de ações para o alcance dos ODS em todas as escolas públicas e locais de execução dos projetos, e a divulgação nas suas mídias sociais, visando a conscientização de parceiros e população no alcance das metas estabelecidas na Agenda 2030. No âmbito administrativo que contribuem para a sustentabilidade, como a separação e descarte adequados de resíduos, a manutenção de dados em servidores na nuvem, que possibilita a flexibilidade de horário de seus colaboradores e a redução de emissões atmosféricas, entre outros.

O comunicado também informa os resultados alcançados com essas iniciativas e depoimentos de diferentes atores (alunos, parceiros, professores) que participaram e se sensibilizaram com as ações do Compartilhar envolvendo os ODS. Todos os esforços foram documentados em relatórios periódicos disponibilizados no site do Instituto Compartilhar, garantindo transparência e comunicação efetiva com parceiros e comunidade, que também são alcançados por meio das redes sociais.

“A publicação desse relatório pode facilitar a troca de boas práticas, estimular a sua propagação e promover uma transparência ampliada, garantindo um acompanhamento contínuo das atividades. É muito importante que todos os atores e parceiros envolvidos nas nossas ações tenham ciência dos esforços e do impacto que geramos em busca do atingimento dos princípios do Pacto Global", disse a Analista do Instituto Compartilhar, Fernanda Cotrim.

Parceiros institucionais do Compartilhar: Delírio Tropical, Editora Sextante e Bosisio Macedo Soares Advogados.