Área restrita SIGIC

30 de janeiro de 2023

O ano do Instituto Compartilhar começou com a oportunidade de contribuir com outra organização social que também atende crianças e adolescentes. O analista de projetos e coordenador, Alexandro Martins, esteve na última semana (25, 26 e 27 de janeiro) em Cuiabá – MT para ministrar a Clínica IC de Minivôlei a professores, coordenadores e estagiários do projeto Vôlei Kids do Instituto Desportivo da Criança – IDC.

A Clínica reúne aulas teóricas e práticas sobre a Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol, desenvolvida há 25 anos e que segue em constante evolução. Um processo de ensino que prevê a adaptação do tamanho da quadra, altura da rede e número de jogadores às capacidades físicas e de desenvolvimento de crianças e adolescentes. O que facilita a aprendizagem, estimula o acerto e gera uma experiência positiva para a garotada na prática do esporte.

As aulas para 21 profissionais do IDC foram divididas em duas etapas: a primeira no dia 25 com apresentação de conteúdo em formato online (“Como fazer as crianças amarem o esporte”) e a segunda em que o coordenador Alexandro ministrou aulas práticas demonstrando como a metodologia poderia ser utilizada em quadra para o ensino do esporte nas categorias Mini 2x2 (com dois jogadores em cada time), Mini 3x3 (com três jogadores em cada lado da quadra) e Mini 4x4 (com quadro jogadores por time). 

“A Clínica agregou muito, tanto teoria como prática. Trouxe um olhar diferente para com o desenvolvimento das crianças não só dentro do esporte, mas com suas atividades no dia a dia. Na prática podemos destacar a metodologia de ensino, bem detalhada, dinâmica e criativa”, avaliou o professor do IDC, Guilherme Glauber Ferreira dos Santos.

O IDC é um projeto social que ensina esportes para alunos da rede pública de ensino com idade entre 07 e 16 anos no período do contraturno escolar em Cuiabá e Região Metropolitana. “Eles têm uma excelente estrutura e o trabalho que fazem é muito parecido com o nosso. A avaliação quanto ao conteúdo passado foi positiva, é perceptível a motivação e a vontade deles em colocar tudo o que passamos em prática. É uma excelente maneira de contribuir ainda mais com a formação de crianças e adolescentes em locais que não atuamos”, disse o coordenador Alexandro. 

“Eu gostei muito do curso, aprendi detalhes que antes eu não estava atento, algumas formas de abordar e de ensinar cada criança, os exercícios e a importância que cada um tem. Aprendi também o valor que cada criança tem e o que eu tenho como um professor, dar o meu melhor e visualizar muito o ambiente que estou”, contou o estagiário Eduardo Henrique de Moraes Costa.

Além de seu projeto socioesportivo Vôlei em Rede, o Instituto Compartilhar também oferece Cursos e Clínicas de Voleibol que apresentam e demonstram para profissionais de educação física e ligados ao esporte a Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol e como fazer as necessárias adaptações para diferentes realidades.

Se sua escola ou instituição de ensino e esporte se interessa em aprender mais sobre as técnicas e metodologia de sucesso que o Instituto Compartilhar aplica em seus projetos, entre em contato pelo e-mail: contato@compartilhar.org.br