Área restrita SIGIC

24/10/2024

Em outubro, o Instituto Compartilhar celebra 10 anos do projeto Vôlei em Rede na cidade de Itu/SP e, para marcar a data, os alunos dos núcleos Cidade Nova, Dirceu Cordeiro e Novo Mundo se reuniram para um Festival superespecial. Ao todo, 240 crianças e adolescentes participaram do evento que aconteceu no Ginásio de Esportes Dirceu Cordeiro nesta quinta-feira (24).

“Eu estava muito ansiosa e não consegui dormir direito esperando o evento que gostei muito de participar. Acho que eu joguei muito bem e quero jogar mais vezes para continuar melhorando porque nunca tive essa experiência em nenhum lugar”, contou Mariah Kiberley de Jesus Ferreira Reis, de 11 anos, aluna do Mini 3x3 no Núcleo Dirceu Cordeiro.

Além dos muitos jogos de vôlei, os alunos participaram de diversas brincadeiras e puderam fazer novas amizades. Também tiveram a oportunidade de conhecer os embaixadores do Vôlei Renata, parceiro do projeto, André Heller e Maurício Lima.

Os astros do esporte participaram de um divertido bate-papo com a garotada no qual dividiram suas experiências como medalhistas olímpicos e ainda jogaram nas miniquadras montadas no espaço. “Eu gostei muito de conhecer os jogadores de vôlei. Pude conversar e tirar fotos com eles. Ainda ganhei uma medalha linda e pesada que eu levei para casa”, comemorou João Francisco Amâncio, de 9 anos, aluno do Mini 2x2, no Núcleo Cidade Nova.

Para Giulia Santos Modesti, de 12 anos, aluna do Mini 4x4 no Núcleo Dirceu Cordeiro, a experiência foi única. “Foi muito legal para conhecer outros núcleos e jogar com outras pessoas. Além disso, conhecer os jogadores e um pouco sobre a história deles foi uma coisa bem legal”, destacou.

O ex-jogador de vôlei e medalhista olímpico, Maurício Lima destacou que o esporte é um importante agente de transformação social. “Gostaria de parabenizar todos os envolvidos, os gestores, os professores, os administradores e os alunos porque eu acho que esta é uma grande oportunidade para que as crianças se tornem pessoas melhores. O esporte transforma pessoas. Parabéns, cidade de Itu e Instituto Compartilhar por esses 10 anos e que venham muito mais!”, disse.

“Estamos incrivelmente honrados de estarmos aqui como embaixadores do Vôlei Renata para comemorar esses 10 anos de muito esporte, muita transformação e, sobretudo, muita educação. Foram 10 anos de muito trabalho, muito esforço, com muitos profissionais envolvidos, tanto da parte dos professores, dos gestores, e sobretudo desses alunos incríveis. É uma honra para nós, como Vôlei Renata, participar desse marco histórico do Instituto Compartilhar aqui em Itu”, completou André Heller.

Ainda durante o Festival, o gerente executivo do Instituto Compartilhar, Luiz Fernando Nascimento (Nando), e o analista de projetos e coordenador dos núcleos de São Paulo, Alexandro Martins, entregaram certificados de reconhecimento aos professores que já fizeram e que ainda fazem parte do projeto Vôlei em Rede na cidade. “A ideia foi valorizar o trabalho desenvolvido por eles ao longo desses 10 anos. O projeto só existe há tanto tempo na cidade porque realmente tem um efeito positivo na vida das crianças e na sociedade como um todo”, explicou Alexandro.

“O dia foi incrivelmente bom com as crianças e os professores, acima de tudo ver os pais, os responsáveis, a Secretaria de Educação e a Secretaria de Esporte de Itu aqui conosco, em um evento que reuniu centenas de crianças. A gente está muito feliz de ter seis núcleos funcionando aqui em Itu e com muita coisa boa ainda pela frente. Vem mais eventos por aí e mais transformações também”, avaliou Nando.

Também estiveram presentes no evento Livia Maria de Sousa, diretora do Departamento de Ensino Fundamental e EJA da Secretaria Municipal de Educação, e os ex-professores do projeto: Jorge Luiz Martins da Silva, Karina Gonçalves Rodrigues, Fernanda Fonsatti Nackabar, Paula Rodrigues.

São parceiros do projeto Vôlei em Rede - Núcleos São Paulo em Itu: Prefeitura de Itu, Volvo Lapônia, Instituto Stone, via Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, além do Vôlei Renata.