Área restrita SIGIC

17/08/2022

Na última quarta-feira (17) começaram as aulas do projeto Vôlei em Rede no novo Núcleo Irajá, no Rio de Janeiro/RJ. Ao todo são ofertadas 72 vagas para que os alunos de 11 a 13 anos da Escola Municipal Rosa Bettiato Záttera possam aprender o esporte no contraturno.

As aulas são ministradas para as categorias Minivôlei 3x3 (de 11 e 12 anos) e Minivôlei 4x4 (de 13 anos) e colocam em prática vivências dos valores responsabilidade e respeito, respectivamente. Para isso, o professor da escola, Michel Calado, foi credenciado na Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol pelos coordenadores do Instituto Compartilhar.

Segundo ele, os alunos aguardavam o início das aulas com muita expectativa e o primeiro contato deles com o projeto foi muito positivo. “A primeira aula foi dedicada a um apanhado geral, apresentamos a eles a rede, enchemos as bolas, incentivando a cooperação mútua. Os alunos ficaram maravilhados e extremamente animados com a proposta das aulas”, contou.

O projeto Vôlei em Rede visa a valorização das escolas públicas e o seu papel transformador na vida de crianças e adolescentes ensinando esporte aliado a valores fundamentais para a construção de uma sociedade melhor. Sua implantação na escola é uma parceria do Instituto Compartilhar com a Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e conta com o aporte financeiro de empresas de forma direta ou via Lei de Incentivo ao Esporte.

Por isso, com o objetivo de esclarecer sobre o Instituto e o projeto, além da metodologia de ensino que será usada nas aulas, a coordenadora do Instituto para os Núcleos do Rio de Janeiro, Katia Keller, e a coordenadora local, Renata Regis, se reuniram no dia 8 de agosto com pais e responsáveis dos alunos. “Nós pudemos contar um pouco da nossa história, apresentar o projeto e esclarecer dúvidas. O que é muito importante não apenas para ter a autorização deles para trabalhar com seus filhos, mas para estabelecer um laço de confiança e parceria com eles”, disse Katia.

Um trabalho que já mostra ser promissor para toda a comunidade escolar. “Já deu para perceber que os alunos têm graus diferentes de nível técnicos. Mas a compreensão que eu tenho é que o trabalho é muito mais do que fazer eles se desenvolverem tecnicamente no esporte, é fazer com que eles se desenvolvam como seres humanos”, disse o professor.

Os parceiros dos Núcleos do Rio de Janeiro/RJ do projeto Vôlei em Rede são: Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e Fundo Rogério Jonas Zylbersztajn. Além da Stone, Enauta, Absoluto Partners e SH, via Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério da Cidadania.