Clínica do Instituto Compartilhar leva metodologia até Paranavaí
[caption id="attachment_6929" align="alignleft" width="300"] Acadêmicos de educação física de Paranavaí e região têm atividades práticas e teóricas sobre a Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol.[/caption]
Durante a manhã e a tarde de sábado, dia 19 de setembro, cerca de 70 acadêmicos da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e professores de educação física do município de Paranavaí participaram da Clínica de Minivôlei do Instituto Compartilhar. O evento ocorreu no ginásio de esportes do SESC Paranavaí e estiveram presentes para ministrar o curso o coordenador pedagógico do projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná, Josmar Coelho, e a professora do Núcleo Central do mesmo projeto, Tatiana Ribas.
[caption id="attachment_6920" align="alignright" width="300"] Participantes assistem a palestra do coordenador pedagógico do projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná, Josmar Coelho.[/caption]
A clínica durou cerca de oito horas, entre aulas práticas e teóricas, em que os participantes puderam conhecer um pouco mais sobre a Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol, que alia valores junto a prática da modalidade. Segundo Josmar, o encontro foi focado nas categorias Mini 2×2 (de 9 e 10 anos de idade) e Mini 3×3 (de 11 e 12 anos de idade): “as clínicas são um processo inicial para quem está se familiarizando com a metodologia. Estas duas categorias contemplam os nossos objetivos e facilitam o entendimento das pessoas que buscam saber um pouco mais sobre o trabalho que o Compartilhar desenvolve”.
[caption id="attachment_6921" align="alignleft" width="300"] Josmar Coelho e a professora Tatiana Ribas, ambos do Núcleo Central, com o coordenador de esportes do SESC, Marcos Scorsz, que promove a clínica pela segunda vez em dois anos.[/caption]
Josmar também falou sobre a importância dos núcleos para o reconhecimento do projeto na comunidade. “Aqui no Paraná as pessoas conhecem bastante o Instituto graças aos Núcleos Interior, do projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol. As instituições que têm interesse nas atividades socioesportivas buscam essa possibilidade de ampliação do conhecimento e entram em contato com a gente para ministrar as clínicas”. Ele afirma que um dos objetivos é que os professores consigam acrescentar ensino de valores nas aulas, independente de qual esporte: “esse tipo de evento serve como apoio metodológico aos acadêmicos, pois eles podem se apropriar do nosso método não só para o voleibol, que é o nosso caso, mas em qualquer outra modalidade”.
Esta não foi a primeira vez que a Clínica IC esteve em Paranavaí. Em 2014, o coordenador de esportes do SESC, Marcos Scorsz, solicitou o evento. Ele foi aluno e estagiário do projeto quando ainda existia um núcleo na cidade e, com o sucesso da clínica, pediu o evento novamente em 2015. A professora Tatiana esteve presente nas duas vezes e comentou a importância de poder conversar com os universitários antes da graduação. “O legal desse encontro foi a gente poder passar a nossa metodologia para os acadêmicos que ainda estão em formação, para que eles possam aplica-la o quanto antes lá fora. Eles perceberam que ela pode ser implantada em qualquer esporte”, concluiu a professora.
Parceiros do projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná: Governo do Estado do Paraná e Unilever. Via Lei Federal de Incentivo ao Esporte: Unilever e Ministério do Esporte.
Fotos: Divulgação IC.