Clínica de Minivôlei do Instituto Compartilhar ajuda a promover a prática esportiva em Palmas/PR
[caption id="attachment_7667" align="alignleft" width="300"] Analista de projetos, Vinícius Petrunko, ministra aula teórica durante Clínica de Minivôlei.[/caption]
Cerca de 60 acadêmicos do Instituto Federal do Paraná (IFPR) e professores de educação física do município de Palmas participaram da Clínica de Minivôlei do Instituto Compartilhar durante a manhã e à tarde da terça-feira, dia 16 de junho. O curso, ministrado pelo analista de projetos Vinícius Petrunko, contou com apoio fundamental da Divisão Municipal de Esportes da prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, que está desenvolvendo um trabalho interessante na região para fomentar a prática esportiva.
[caption id="attachment_7668" align="alignright" width="300"] Alunos da Prefeitura Municipal de Palmas que praticam voleibol participam de demonstrações das atividades da clínica.[/caption]
Durante as 8h de aulas teóricas e práticas, os participantes puderam conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido pelo Instituto Compartilhar e, em especial, a metodologia da instituição que já possui 18 anos de experiência com o voleibol e ensino de valores para a formação de cidadãos. Os destaques do encontro foram as categorias Mini 2×2 (para crianças com 9 e 10 anos de idade) e Mini 3×3 (11 e 12 anos de idade) que também aprendem cooperação e responsabilidade, respectivamente.
[caption id="attachment_7670" align="alignleft" width="300"] Alunos da Prefeitura Municipal de Palmas que praticam voleibol participam de demonstrações das atividades da clínica.[/caption]
De acordo com Vinícius, houve grande mobilização da prefeitura municipal para que a Clínica de Minivôlei fosse realizada. Estavam presentes a chefe de divisão de esportes, a professora Elisabete Dias, o coordenador técnico, professor William Pegoraro, e os professores Silvano Ribas e Wagner Sendeski. “O pessoal é bem organizado, prestativo e fizeram ótima divulgação, não só na cidade, mas para outros municípios próximos”, explicou o analista. “Eles têm procurado desenvolver de maneira bem bacana os esportes e promover cursos de capacitação aos professores”, avaliou positivamente.
A parte teórica sobre a metodologia aconteceu durante o período da manhã, no Centro Cultural de Palmas. Já a parte prática foi realizada à tarde, no Ginásio Municipal, com a presença de dezenove alunos que praticam voleibol na cidade por meio da prefeitura.
Eles seguiram orientações do analista de projetos para demonstrar aos participantes da clínica como funcionam as categorias. Mesmo com o frio que fazia em Palmas, localizada a 380km da capital paranaense, a quantidade de participantes interessados em conhecer a Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol foi boa e a expectativa é que Vinícius retorne ao município com o objetivo de explicar sobre as categorias mais avançadas, Mini 3×3 e Mini 4×4.
Divulgação: IC.