Área restrita SIGIC
[caption id="attachment_7069" align="alignleft" width="300"]Parceria entre a UnP e o Núcleo Natal do projeto Vôlei em Rede do Instituto Compartilhar existe desde 2010. Parceria entre a UnP e o Núcleo Natal do projeto Vôlei em Rede do Instituto Compartilhar existe desde 2010.[/caption] A Universidade Potiguar (UnP) é para o Instituto Compartilhar aquele parceiro com quem realmente se pode contar. Desde o ano de 2010, quando se uniu ao Núcleo Natal/RN do projeto Vôlei em Rede, a UnP sempre esteve muito ativa e até hoje traz benefícios significativos aos alunos que frequentam as aulas de minivôlei. Professores e familiares da garotada acompanham tudo de perto e também participam de algumas atividades. Além do apoio financeiro ao núcleo, que ajuda a viabilizar o trabalho do projeto na cidade, a UnP realiza ações educativas diferenciadas. Universitários de diferentes áreas da saúde como enfermagem, fisioterapia, nutrição, odontologia e de educação física vão frequentemente até o núcleo para ministrar palestras, realizar avaliações físicas, exames de sangue e várias outras atividades que enriquecem o desenvolvimento das crianças e adolescentes, envolvendo inclusive pais e responsáveis. [caption id="attachment_7067" align="alignright" width="300"]Familiares dos alunos também são beneficiados com as ações promovidas pela parceira. Familiares dos alunos também são beneficiados com as ações promovidas pela parceira.[/caption] Uma das profissionais da UnP mais envolvidas com o projeto, a coordenadora do curso de educação física, Danielle Mafra, acredita que “a parceria entre a Universidade Potiguar e o Instituto Compartilhar é muito importante, pois permite aos alunos da graduação o conhecimento e a compreensão de como funciona um projeto social e sua importância na prática, o que os engrandece enquanto cidadãos. Além disso, a parceria contribui para excelentes práticas de estágio todos os semestres, e os prepara para o futuro profissional. Na soma, o Instituto Compartilhar proporciona aos estudantes e professores da UnP o desenvolvimento social e profissional de maneira extraordinária e única”, conta Danielle satisfeita. O Relatório Anual de 2014 feito pelo Instituto Compartilhar mostrou o quanto o Núcleo Natal/RN se destaca em âmbito nacional: é um dos mais estáveis, superando a maioria das metas, e se destacando pela ampla participação dos familiares dos alunos. O professor e coordenador local do núcleo, Cláudio José de Araújo, observa a importância da parceria com a UnP em seu dia a dia: “eles são bastante presentes. Não só dentro do projeto, com palestras e eventos, como também fora, quando por exemplo nós encaminhamos algum aluno para tratamento dentário e eles prontamente ajudam”, revela. [caption id="attachment_7068" align="alignleft" width="225"]Semana da Saúde Bucal: em 2010, acadêmicos da UnP visitam o núcleo para atividade educativa. Semana da Saúde Bucal: em 2010, acadêmicos da UnP visitam o núcleo para atividade educativa.[/caption] Os alunos do projeto são beneficiados, mas os acadêmicos e docentes da UnP também aprendem muito com a parceria. “Foi muito motivador acompanhar a aplicação do projeto do Instituto Compartilhar. A experiência foi inspiradora para os alunos, estagiários da nossa Universidade, e também para mim, pois as aulas seguiram um planejamento organizado e coerente com as mais diferentes necessidades das crianças e adolescentes que se beneficiaram com elas”, conta a docente do curso de educação física, Andressa Guimarães. Ela também ressalta que “o projeto é uma ferramenta que prepara para a vida, pois além de favorecer a prática esportiva, ele contribui com a formação de cidadãos conscientes a respeito de valores fundamentais para crescer na vida como disciplina e respeito”. O Núcleo Natal/RN teve início em 2006 e atualmente também conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Natal, do Natal Volley Club (local onde acontecem as aulas do projeto) e do Colégio Centro de Educação Integrada (CEI). Na cidade, o projeto atende a cerca de 200 crianças e adolescentes. Fotos: Divulgação IC.