Área restrita SIGIC

29/11/2025

Nos dias 28 e 29 de novembro, a cidade de Natal (RN) foi palco da Clínica de Minivôlei, uma iniciativa em parceria com o Conselho Regional de Educação Física (CREF 16/RN), Natal Volley Club e Instituto Compartilhar dedicada à formação de professores e estudantes de Educação Física. O encontro reuniu profissionais de diferentes regiões do Rio Grande do Norte e Nordeste do Brasil em uma imersão teórica e prática sobre o Minivôlei e os valores educativos que estruturam a Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol.

A programação começou no Centro Administrativo do Estado, com abertura conduzida pelo gerente executivo do Instituto Compartilhar, Luiz Fernando Nascimento (Nando), falando sobre o Compartilhar, missão, princípios e valores. Na sequência, o coordenador Alexandro Martins detalhou as diretrizes que norteiam o desenvolvimento pedagógico do voleibol no projeto. Em seguida, os participantes avançaram para módulos específicos sobre as categorias Mini 2x2Mini 3x3 e Mini 4x4, explorando conteúdos técnicos, dinâmicas aplicadas e formas de conduzir vivências alinhadas aos valores de CooperaçãoResponsabilidadeRespeito e Autonomia.

Nos dois dias de formação, professores e estudantes participaram de atividades práticas no Colégio Nossa Senhora das Neves e no Natal Volley Club, onde puderam experimentar as propostas metodológicas com o uso de materiais enviados especialmente pelo Instituto Compartilhar. As dinâmicas, conduzidas por Alexandro Martins e pela professora Alessandra Follmann Oliveira, buscaram mostrar, na prática, como o Minivôlei pode contribuir na promoção do desenvolvimento esportivo e social entre crianças e adolescentes.

A receptividade do público reforçou o impacto da iniciativa. “A clínica foi muito importante, pois estou iniciando um projeto de vôlei na minha cidade e precisava de conhecimentos para trabalhar com as crianças”, afirmou José Dalmo Pereira

Para Dalva Kelly Tavares da Silva, a experiência contribuiu diretamente para sua atuação profissional: “Foi uma experiência extremamente enriquecedora para minha formação. Pude aprender metodologias e dinâmicas essenciais para o trabalho com categorias de base, tudo apresentado de forma clara e motivadora”.

Outro participante, Gilson de Medeiros Bezerra, destacou o quanto a clínica supriu necessidades práticas da sua rotina: “A formação agregou de forma muito positiva, trazendo segurança e conhecimento para o exercício da profissão”.

“Foi possível aplicar os conhecimentos de uma forma mais abrangente, uma verdadeira ‘Clínica Instituto Compartilhar’, importantíssima para difundir na nossa capital Natal os princípios da metodologia do nosso projeto à profissionais de educação física e acadêmicos e literalmente compartilhando conhecimentos tão relevantes para uma boa prática do miniesporte, no caso o voleibol”, salientou Eduardo Gurgel, professor do núcleo Natal/RN.

Segundo o coordenador Alexandro Martins, a participação ativa e o engajamento dos inscritos demonstraram o potencial do voleibol educativo no estado. “Em cada dinâmica observamos o brilho no olhar dos professores e estudantes. Isso mostra o quanto podemos impactar positivamente quem está na linha de frente do trabalho com crianças e adolescentes”, afirmou.

Com uma programação completa, fundamentada e alinhada ao propósito do Instituto Compartilhar, a Clínica de Minivôlei em Natal se consolidou como um importante passo para fortalecer o voleibol educacional no Rio Grande do Norte e ampliar o alcance da metodologia do Instituto Compartilhar, formando profissionais cada vez mais preparados para transformar vidas por meio do esporte.

Parceiros do projeto Vôlei em Rede – Núcleo Natal/RN: Prefeitura do Natal, Natal Volley Club, Colégio CEI e Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte.