Área restrita SIGIC

Alunos do projeto Vôlei em Rede e seus familiares participaram nesta terça-feira (20), em Guaratuba (PR) do tradicional Festival da Primavera. O evento, que celebra o início da estação, tem o objetivo de fomentar a prática do esporte e a discussão quanto à importância e necessidade de cuidar do ambiente escolar. 

Durante o dia, foram realizadas diversas brincadeiras de gincanas e muitos jogos de vôlei que incentivam a interação entre os alunos e a aplicação dos valores responsabilidade e respeito trabalhados nas categorias Mini 3x3 e Mini 4x4, respectivamente. “O Festival de Primavera foi muito além dos jogos de vôlei, ele envolveu uma discussão muito importante sobre a preservação do meio ambiente e a reflexão sobre atitudes que podem colaborar para preservar nossa escola. Percebi que o amor dos alunos pela nossa escola é tão grande quanto o amor ao vôlei”, contou a professora Cássia Melchioretto.

O Festival reuniu cerca de 52 alunos que participaram de ações de limpeza e organização das quadras, das mesas e do salão do Colégio Estadual Prefeito Joaquim da Silva Mafra, onde é realizado o projeto Vôlei em Rede. “Eu acho que para preservar a escola devemos primeiramente ter respeito com a nossa escola. Ela é o lugar de aprendizagem mais importante de nossa vida”, disse a aluna Ana Sophia Mazanek, de 12 anos.

Para recuperar as energias, a garotada também recebeu um lanche e doces que foram comprados com recursos de uma rifa realizada entre pais e alunos do Núcleo no início do ano. Ao final das atividades, os alunos escreveram depoimentos com a conclusão do que eles aprenderam no dia e do que acreditam que pode ser feito para melhorar a escola.

A aluna Débora de Araújo Caleffi, de 12 anos, mostrou no seu depoimento que é possível praticar ações simples que ajudam a manter o ambiente escolar limpo e agradável. “Esses são pontos importantes para preservar a escola: 

Cooperação: Ajudar a manter a escola limpa, e usar corretamente os materiais que a escola disponibiliza.

Respeito: Não ficar jogando lixos (papéis, papéis de bala, tampa de caneta, aviãozinho, etc.) no chão, não riscar as carteiras, ter respeito com todos na escola.

Higiene: Cuidar da higiene do banheiro, não jogando papel higiênico no chão, dando descarga após utilizar o banheiro, deixar o banheiro limpo e agradável para o próximo.

Cuidado: Se preocupar com os deveres e com todas as pessoas da escola.

Educação: Quem tem educação, tem higiene, coopera, respeita e cuida da sua escola”, escreveu na atividade.

Os parceiros do Projeto Vôlei em Rede no Paraná são: Governo do Paraná, Stone, Itaú, Colégio Positivo, Klabin, B3, Bosch, Supermercados Condor, Itambé, Rumo, Unimed Curitiba, S&C, Sysmex, Arotubi, Berneck, Schattdecor, Honda Prixx, Servopa, Alfama, Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo de Esporte.