Área restrita SIGIC

13/04/2023

Para dar ainda mais subsídios e informações quanto a Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol, o coordenador e analista de projetos do Instituto Compartillhar, Gabriel Jungles, esteve em abril, no Rio de Janeiro/RJ e ministrou uma capacitação teórico-prática aos professores do projeto Vôlei em Rede: Rodrigo Costa (Núcleo Quintino), Aline Valle (Núcleo Irajá), Rafael Melo (Núcleo Leblon) e Alexandre Almeida (Núcleo Ricardo de Albuquerque). A ação foi realizada em parceria com a Escola Municipal Oswaldo Teixeira, sede do Núcleo Quintino, que cedeu o espaço para a realização do evento. 

O objetivo foi atualizar o conhecimento dos professores mais antigos e dar suporte aos novos, proporcionando uma troca de experiência entre os profissionais dos diferentes núcleos. “Este momento é fundamental para os professores pois, neste início de ano, a atualização e a troca de experiências sobre a metodologia favorece a melhoria do trabalho diário dos professores, assim como potencializa o entendimento dos professores novos que tem pouco contato com a estrutura das nossas aulas e atividades”, afirma o coordenador Gabriel.

A capacitação foi construída com três momentos distintos, sendo o primeiro um diálogo sobre os pontos-chave da metodologia. No segundo foi realizada uma dinâmica na quadra com simulações de situações-problema de aula, onde os professores elaboravam estratégias práticas baseadas na metodologia. O último, para finalizar a ação, abordou as estratégias de aula para apresentação dos sistemas de jogo de todas as categorias da metodologia, assim como uma conversa para tirar dúvidas adicionais. 

“Estou no projeto há mais de 10 anos e essa capacitação é fundamental para a gente poder encontrar com outras pessoas que trabalham do mesmo projeto, ter uma afinidade maior metodologia e reencontrar amigos. Enfim é um momento único que sempre traz pontos positivos para os professores e alunos”, contou o professor Rafael Melo do Núcleo Leblon.

Já a professora Aline Valle, do Núcleo Irajá, que entrou no projeto este ano, destacou a oportunidade de conhecer mais os demais profissionais. “Ajudou muito ao entender melhor a metodologia do projeto e interagir também com os professores mais antigos”, disse.

Para o professor Rodrigo Costa no Núcleo Quintino, o conteúdo abordado na capacitação foi essencial para evidenciar a importância de trazer situações reais que os professores encontram no dia a dia. “A formação foi muito importante porque eu pude tirar algumas dúvidas de situações recorrentes que acontecem nas aulas e que não sabia muito bem o que fazer. Algumas vezes, não sabia como corrigir determinada situação e até mesmo interagir com os alunos em relação a determinada situação. O Gabriel foi muito claro, deu bastante dicas e abriu um leque de opções para resolver alguns problemas de forma técnica, principalmente relacionada a metodologia”, contou.

“Foi um importante trabalho de reciclagem que possibilitou a gente rever e relembrar alguns conceitos. Uma sugestão é fazer essa capacitação pelo menos duas vezes por ano, se for possível, pois seria legal para a gente poder se encontrar para conversar e trocar ideias”, concluiu o professor Alexandre Abreu, do Núcleo Ricardo de Albuquerque.

São parceiros do projeto Vôlei em Rede - Núcleos Rio de Janeiro/RJ: Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Stone, Absoluto Partners e SH, via Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte.