Área restrita SIGIC

No mês de setembro, coordenadores do Instituto Compartilhar estiveram na unidade 24 de Maio do Serviço Social do Comércio – Sesc em São Paulo (SP) para ministrar curso de capacitação para educadores e realizar atividades recreativas para o público em geral que frequenta o espaço. A ação foi dividida em duas etapas sendo a primeira entre os dias 13 e 15 de setembro e a segunda no dia 24 do mesmo mês.

Na primeira etapa foram capacitados 25 educadores do Sesc que irão ministrar o esporte para os usuários do serviço ao longo do ano. Eles aprenderam mais sobre o esporte e as possibilidades de adaptações de quadra e estratégias de ensino visando a capacidade e conhecimento dos alunos. 

“Foi um trabalho proveitoso, e é legal ver a preocupação que o Sesc tem com a capacitação constante dos profissionais. Foi possível trazer para eles os princípios utilizados nas aulas dos projetos do Instituto Compartilhar de estimular sempre a movimentação e adaptar o espaço da quadra para fazer mais pessoas participarem. A troca com os professores foi enriquecedora entendendo a realidade local”, disse a coordenadora de projetos do Instituto Compartilhar que ministrou o curso, Ana Elisa Caron.

Na avaliação das aulas ministradas, os educadores consideraram muito positivo os conhecimentos passados. “Muito bacana as estratégias utilizadas, a Ana é bem dinâmica e explica muito bem. Parabéns pelo lindo trabalho”, disse um dos profissionais. “Metodologia super aplicável e motivadora”, concluiu outro.

Já a segunda parte das atividades realizadas pelo Compartilhar envolveu a visita das coordenadoras Katia Keller e Renata Regis que realizaram diversas atividades com o público do Sesc promovendo um contato direto com o esporte. “Foi muito bacana porque a gente não parou um minuto. Fomos adaptando e desenvolvendo as atividades de acordo com o conhecimento e faixa etária do público, que era de crianças, adolescentes e adultos. No final acredito que todos gostaram”, disse Katia. 

Para o Monitor de Esportes do Sesc 24 de Maio, Odirlei Ronaldo Vieira, o resultado da parceria foi positivo. “Nossa intenção ao procurar o Instituto Compartilhar era promover um encontro técnico com nossa equipe de educadores. Propiciar uma troca pedagógica rica em informações, atualizadas e inovadoras, com dicas teórico-práticas, tanto no âmbito técnico quanto no postural e comportamental. Enfim, reconhecer outras práticas de referências da nossa área de atuação fora dos nossos muros e foi um sucesso, atendendo plenamente nossas expectativas com um grau de superação”, disse.