Brincadeiras, jogos, cooperação e novos aprendizados marcam os três dias de Festival InterAgindo em Campinas/SP
[caption id="attachment_9956" align="alignleft" width="300"] Brincadeiras, jogos, cooperação e novos aprendizados marcam os três dias de Festival InterAgindo em Campinas/SP[/caption]
Os alunos dos três núcleos do projeto Vôlei em Rede na cidade de Campinas/SP se reuniram, em setembro, para curtir o Festival InterAgindo, evento que tem como objetivo principal integrar as crianças e adolescentes que frequentam as aulas de Minivôlei em locais diferentes. As atividades foram realizadas nos dias 4, 5 e 6 nos núcleos São Domingos (professor Ivanir Francisco Giovanoni), São Vicente (professores Antônio Carlos Marino e Laerte Rodrigues) e São Cristóvão (professora Denise Vegas), respectivamente. Além de oportunizar a troca de experiências do esporte, a formação de novas amizades e a prática de valores fundamentais para o convívio em sociedade, os encontros proporcionaram muita diversão para a garotada.
[caption id="attachment_9954" align="alignright" width="300"] Comidas e bebidas do lanche comunitário encerram o segundo dia do evento[/caption]
As turmas das categorias Mini 4x4 (13 anos) e Vôlei (14 e 15 anos) participaram do Festival InterAgindo no primeiro dia, que contou com uma atividade lúdica baseada na cooperação entre os alunos para que todos pudessem atingir o mesmo objetivo. Também aconteceram jogos e confecção de cartazes com mensagens sobre o projeto Vôlei em Rede. O aluno convidado do Núcleo São Vicente, Matheus Henrique Silva, 16 anos, da categoria Vôlei, gostou muito do formato do evento e percebeu a evolução nas partidas. “É meu último ano. Estou tentando aproveitar bastante”, contou Matheus. Para fechar com chave de ouro, houve confraternização durante um lanche comunitário oferecido pela Escola Municipal Odila Maia Rocha Brito, sede das aulas do Núcleo São Domingos.
No dia seguinte, mais de 70 meninos e meninas da categoria Mini 2x2 (9 e 10 anos) se reuniram na Escola Municipal Julio de Mesquita Filho, sede do Núcleo São Vicente. Os alunos puderam jogar em duplas e com diferentes parceiros a cada rodada, com a arbitragem realizada pelos próprios colegas. “Gostei do evento porque ficou todo mundo reunido e fizemos novos amigos”, disse a aluna Maria Luiza Ferreira, 9 anos. Para essa garotada também teve brincadeira para reforçar a importância da cooperação, um pega-pega adaptado, além de lanche para repor as energias.
[caption id="attachment_9955" align="alignleft" width="300"] O tema fair-play (jogo limpo) é tema do evento da categoria Mini 3x3[/caption]
O último dia do Festival InterAgindo foi dedicado aos alunos da categoria Mini 3x3 no Núcleo São Cristóvão, que fica localizado na Escola Municipal Maria Pavanatti Favaro. Por lá as atividades foram realizadas em forma de rodízio em três estações principais. Com a temática fair-play (jogo limpo), a primeira estação contou com a apresentação de um vídeo sobre o conceito da palavra, seguida de uma roda de conversa. Também teve produção de cartões com mensagens inspiradoras, entregues aos colegas no final do evento. Na segunda estação foi realizada a brincadeira do rouba-bandeira e, na terceira, os jogos de Minivôlei. Os trios que não participavam das partidas, ajudavam na arbitragem, favorecendo assim os valores de cooperação, responsabilidade, respeito e autonomia como fez o aluno do Núcleo São Domingos, João Paulo Oliveira, 10 anos: “Eu tentei ajudar os alunos, porque eles ainda seguram a bola e estão aprendendo”.
O Festival InterAgindo é sempre uma oportunidade para que as crianças e adolescentes do projeto Vôlei em Rede possam se conhecer e praticar os valores aprendidos na Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol. Mais do que isso, compreender outras realidades e conviver com diversos pensamentos e formas de agir. Afinal de contas, além de querer pessoas mais ativas e saudáveis, o Instituto Compartilhar busca formar pessoas mais participavas na sociedade, tolerantes e aptas a tomar decisões conscientes e responsáveis.
Parceiros dos Núcleos Campinas/SP do projeto Vôlei em Rede: Prefeitura Municipal de Campinas, Vôlei Renata e com apoio da Sanasa.
Parceiros Institucionais: Uptime, Sextante e Delírio Tropical.
Fotos: divulgação IC