Biblioteca Núcleo Guaratuba é inaugurada e incentiva alunos a desenvolverem o hábito da leitura
[layerslider id="9"]
Idealizada pela professora de educação física Cássia Graciotto, a Biblioteca Núcleo Guaratuba – Ler é tão bom quanto jogar – é um projeto que visa incentivar a leitura das crianças e adolescentes que frequentam as aulas do projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná da cidade. A iniciativa conta com um acervo de livros relacionados ao esporte, doados pela comunidade. A parceira institucional Ouro do Instituto Compartilhar, a Editora Sextante, abraçou a causa e foi uma das empresas doadoras.
A ideia surgiu depois que a professora constatou a falta do hábito da leitura entre as crianças e adolescentes durante as atividades do Dia Nacional do Livro – celebrado em 29 de outubro – realizadas nos últimos anos. Cássia pôde perceber que vários alunos não têm livros em suas casas e que, apesar da biblioteca da escola possuir grande variedade de livros, de acordo com a garotada, eles não são atraentes. Assim, a Biblioteca Guaratuba tem como objetivos incentivar a leitura e contribuir com a formação das crianças e adolescentes por meio de histórias do esporte e superação, já que muitos livros são de biografias.
Outro ponto positivo da Biblioteca é um espaço destinado para que os alunos possam dar as suas opiniões sobre as obras, favorecendo também o lado crítico da garotada. A aluna Aline dos Santos, 12 anos, da categoria Mini 3x3, foi quem fez o primeiro empréstimo e ela escolheu o livro do técnico de voleibol e diretor-presidente do Instituto Compartilhar, Bernardinho.
“Acho muito importante essa iniciativa. Como mãe de aluna e leitora assídua super aprovo essa ideia da professora Cássia. Parabéns!”, declarou Fabiana Landgraf, mãe da aluna Amanda, 15 anos, da categoria Vôlei. Segundo o Ministério da Educação, dentre várias vantagens, a leitura é considerada um ato valioso para o desenvolvimento pessoal e profissional, melhora a comunicação, a escrita e desenvolve a criatividade.
Fotos: Divulgação IC
Parceiros do projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná: Governo do Estado do Paraná e Unilever. Via Lei Federal de Incentivo ao Esporte: Unilever e Ministério do Esporte.