Área restrita SIGIC
[caption id="attachment_11930" align="alignleft" width="300"]Bernardinho compartilha experiências pessoais e profissionais com equipe do Instituto Compartilhar Bernardinho compartilha experiências pessoais e profissionais com equipe do Instituto Compartilhar[/caption] O Covid-19 impactou na vida de muitas pessoas, empresas e instituições, gerando transformações na maneira de enxergar e fazer as coisas. O grande desafio é não deixar a bola cair – e se é possível citar um lado bom da pandemia, esse foi a adaptação às diferentes tecnologias. No Instituto Compartilhar, uma das maneiras encontradas para tornar esse momento mais produtivo – pelos menos aos profissionais de educação física que atuam nas quadras e ao pessoal do escritório administrativo – foi a organização de encontros virtuais semanais, além do trabalho home-office e propostas de atividades enviadas aos alunos. Estreando a sequência de videoconferências, aconteceu um bate-papo enriquecedor com o fundador do Compartilhar, o técnico multicampeão Bernardinho, no dia 22 de abril, com o tema Valores do Esporte – além de diversas outras curiosidades da equipe formada por profissionais dos estados de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Norte.
“O momento de hoje é de ressignificação de propósito, não é apenas treinar e ensinar alguma coisa técnica, é o impacto verdadeiro que a gente gera na vida dos jovens e que repercute nas famílias”
[caption id="attachment_11929" align="alignright" width="300"]Professores de diferentes cidades brasileiras esclarecem dúvidas e curiosidades com o técnico Professores de diferentes cidades brasileiras esclarecem dúvidas e curiosidades com o técnico[/caption] Bernardinho contou um pouco da história e princípios do Instituto – “nossa essência é transformar vidas” – e lembrou com carinho de alunos e ex-alunos impactados pelos projetos socioesportivos. Compartilhou diversas experiências dentro e fora das quadras, relacionou a valores como disciplina e resiliência e reforçou a importância desses valores no momento de pandemia que a população vivência hoje. Sugeriu, inclusive, após preocupação demonstrada pela professora do Núcleo Taquara - Rio/RJ, Fernanda May, que no retorno às aulas, os professores desenvolvam muitas atividades em grupo, lúdicas, que favoreçam a troca entre a garotada e que proporcionem momentos mais “leves” e divertidos – acompanhadas de atenção, carinho e feedbacks positivos – para suprir, pelo menos um pouco, a carência gerada pelo distanciamento social. O gerente executivo Luiz Fernando Nascimento – o Nando – e o analista de projetos, Alexandro Martins, mediaram as diversas perguntas enviadas pela equipe. Ao responder uma dúvida do professor do Núcleo Natal/RN, Claudio Araujo, sobre o impacto dos valores dentro de casa, Bernardinho disse que não há dúvidas de que isso realmente acontece e que o trabalho realizado no Compartilhar vai além das mudanças geradas na garotada. De acordo com o técnico, um aluno colaborativo, com autoestima e comportamentos positivos, muitas vezes, é um fator de esperança em uma família que passa por momentos complexos e difíceis.
“Uma das coisas que mais me emocionou, nas pesquisas que a gente vem fazendo ao longo dos anos, são as respostas dos alunos que, em 99% dos casos, dizem que a inspiração deles são os professores”.
“Foi muito legal e enriquecedor”, contou satisfeita a professora do Núcleo Ramos – Rio/RJ, Patrícia Monteiro. Sobre seu futuro, Bernardinho afirmou: “Eu quero poder ajudar a desenvolver pessoas”. Outras videoconferências serão realizadas à equipe e convidados da entidade, todas com os objetivos de proporcionar novos conhecimentos e oportunidades de compartilhamento de experiências. Imagens: Divulgação IC Parceiros Institucionais: Uptime, Stone, Sextante e Delírio Tropical