Área restrita SIGIC
[caption id="attachment_11349" align="alignleft" width="300"]Além dos professores, a participação dos voluntários é essencial para uma excelente execução Além dos professores, a participação dos voluntários é essencial para uma excelente execução[/caption] Os dias 25 e 26 de setembro vão ficar marcados na memória de todos os participantes do 3º Interturmas 2019, realizado no ginásio do Campus da Secretaria do Estado do Esporte e do Turismo do Paraná. Divididos entre categorias Mini 2x2, Mini 3x3, Mini 4x4 e Vôlei, os alunos do Núcleo Central – Curitiba/PR, Colégio da Polícia Militar e Centro Educativo Guido Arzua jogaram entre si em times escolhidos por eles próprios. Antes mesmo dos jogos começarem, os alunos participaram de atividades com temas específicos para cada categoria. A das crianças e adolescentes do Mini 2x2 e Mini 3x3, de 9 a 12 anos, foi focada na resolução de conflitos. Os personagens da Turma da Mônica foram usados para ensinar aos alunos sobre escolhas e consequências, mostrando como atitudes podem ser mudadas para evitar problemas. Já aos da categoria Vôlei (14 a 15 anos), foram passadas reportagens sobre discriminação, preconceito e racismo no esporte – então, os alunos pesquisaram sobre os temas discutidos e, no dia do torneio, produziram um mural com base em seus achados. Também previamente ao jogo os alunos se inscreveram e tiveram autonomia de escolher com quem iriam jogar. No dia do jogo, os alunos fizeram os placares. A organização das partidas ficou com estagiários, que foram ajudados pelos jogadores da categoria Vôlei a [caption id="attachment_11351" align="alignright" width="300"]Alunos da terceira quadra eram motivados a, antes e depois do jogo, abraçarem seus colegas, estimulando o valor do respeito Reforçando o valor do respeito, alunos são estimulados a abraçar seus colegas antes e depois dos jogos[/caption] auxiliar os mais jovens, como parte da prática da Metodologia Compartilhar. A categoria Mini 2x2 foi dividida em três cores – vermelha, amarela e verde. Antes e depois de cada partida, os alunos deveriam fazer um tipo de cumprimento específico por quadra de agradecimento. A primeira quadra era o aperto de mão, a segunda permitia escolher entre dança, “hi five”(toque com as mãos abertas) ou “soquinho” (cumprimento com as mãos fechadas). Já na terceira quadra, um abraço. A professora Rosana Rocha, da categoria Mini 2x2, saiu satisfeita pela interação entre pais e alunos: “Eles aproveitaram a tarde para jogar com seus filhos, sobrinhos e netos. As quadras do agradecimento fizeram também com que os alunos respeitassem uns aos outros, independente de terem ganhado ou perdido, alternando as duplas”, contou. Para que as disputas fossem iguais, os alunos eram orientados a entrar na quadra conforme as cores, e as duplas vitoriosas ganhavam dois adesivos no crachá de entrada, somando os pontos (num máximo de sete) com as duas equipes saindo da quadra. Para estimular a autonomia e a responsabilidade, os alunos do Mini 3x3, após se aquecerem, participaram de jogos de 10 pontos, estimulando o valor principal da oficina do evento. No total foram mais de 100 jogos, com a equipe vencedora passando pelo corredor da quadra para registrar a vitória, a equipe que arbitrava entrando para a quadra e os dois lados que jogaram retornando para a fila. Nessa categoria, participaram 16 trios do Núcleo Central – Curitiba/PR e 7 trios do Colégio da Polícia Militar, totalizando 75 alunos. O professor Alexandro Martins, que gerenciou a categoria, avaliou a participação dos diferentes alunos como motivadora, já que os jogos não foram estabelecidos em chaves, mas sim em rodízios entre as equipes. Outra questão importante no evento foi a presença de diversos pais e responsáveis, que prestigiaram a participação das crianças e adolescentes. O Interturmas da categoria Mini 4x4 foi realizado no dia seguinte, 26/09, no naipe masculino e feminino. Foram sete equipes com quatro alunos em cada equipe, somando 62 alunos. Formou-se um grupo único com 7 equipes jogando entre si, todos contra todos num set de 15 pontos, com classificação por número de vitórias aos 4 primeiros colocados. Ao total, foram 25 jogos. [caption id="attachment_11354" align="alignleft" width="300"]Com 37 participantes de diferentes origens, o 3º Interturmas permitiu interação entre os alunos e cooperação entre equipes Com 37 participantes de diferentes origens, o 3º Interturmas permitiu interação entre os alunos e cooperação entre equipes[/caption] A atividade de valor desenvolvida foi a produção de cartazes sobre o tema Cultura da Paz, dentro e fora da quadra. Os alunos assistiram vídeos e conversaram sobre o tema, entendendo que a prática que não se limita apenas ao jogo, mas também aplica-se no dia a dia, aulas escolares e aulas de vôlei do projeto. Camile Torno, 13 anos, categoria Mini 4x4, gostou de ter participado. “Super atrativo, super legal, nota 10!”. Seu professor, Ademilson Lara, o Dimi, também elogiou a participação dos alunos no pré evento, bem como no dia dos jogos. A categoria Vôlei começou com a colagem das pesquisas no mural e explicação das competições, regras, pontuações e divisões de chave. Os jogos femininos em duas chaves (A e B), com quatro times em cada. Já os jogos masculinos, em chave única, com quatro equipes de sete alunos, e uma equipe convidada do Colégio Estadual Guido Arzua, com nove adolescentes. No total, foram 37 jogadores participantes. As equipes formaram um grupo único com cinco equipes em formato de todos contra todos, classificação por número de vitórias e, nos jogos femininos, cruzamento em chave ouro e prata para definir as colocações. Os professores do Núcleo Central – Curitiba/PR comentaram sobre a execução dos jogos e a importância dos valores ensinados. “O 3º Interturmas da categoria Vôlei sempre é mais motivante para os alunos em virtude da liberdade e autonomia para formar as próprias equipes. A vinda de pessoas de fora permitiu também ótimo compartilhamento de experiências, com todas as equipes jogando diversas vezes e até o final do evento”, afirmaram. A finalização do dia contou com agradecimento a todos os participantes, destacando a importância dos valores trabalhados – autonomia e cooperação, e reforçando a importância das discussões sobre discriminação, preconceito e racismo no esporte. Fotos: Divulgação IC Parceiros Institucionais: Stone, Uptime, Sextante e Delírio Tropical Parceiros dos Núcleos Paraná do projeto Vôlei em Rede: Governo do Estado do Paraná, Itaipu e, via Lei Federal de Incentivo ao Esporte da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Klabin, Grupo Positivo, Stone, Condor, Previsul, Peróxidos Brasil, Comerc, Berneck, Altech, Elejor, Vianmaq e Itambé.