Área restrita SIGIC

30/08/2023

As jogadoras de vôlei do Sesc RJ Flamengo Laís Vasques e Valquíria Dullius foram as grandes estrelas dos Festivais realizados nos núcleos Ramos e Guadalupe do projeto Vôlei em Rede no Rio de Janeiro/RJ. Cada atleta visitou um local, conversou com os alunos, jogou partidas de vôlei e claro, tirou muitas fotos e distribuiu autógrafos.

A primeira a visitar o projeto foi Laís, no dia 29 de agosto ela esteve na Escola Municipal João Barbalho, onde são realizadas as aulas do Núcleo Ramos. Lá ela contou sua história com o esporte e deu conselhos aos 58 alunos que participaram da atividade. 

“Eu adorei participar do projeto e trocar uma ideia com essa garotada que é tudo de bom. Foi muito especial e a galera interagiu bastante, mandando ver na bola, foi show”, contou a jogadora.

A visita motivou os alunos no esporte e a continuarem no projeto. “Esse é meu terceiro evento porque já estou no projeto há mais de um ano e eu estou gostando muito. Eu só venho para a escola porque aqui tem o vôlei e eu quero ser jogadora, então o projeto me motiva muito”, completa Isadora Nascimento, de 13 anos, aluna da categoria Mini 4x4 no Núcleo Ramos. 

Para o aluno Rafael Abraao de Mello, de 13 anos, aluno categoria Mini 4x4 no Núcleo Ramos, eventos como este são muito importantes porque trazem um pouco da história de cada atleta. “O evento foi muito legal. Poder ter atletas profissionais aqui que contam um pouquinho da sua história e do que eles fazem profissionalmente é muito bacana”, disse.

Já Valquíria visitou a Escola Municipal Rose Klabin, onde funciona o Núcleo Guadalupe no dia seguinte (30 de agosto) e falou com os 80 alunos presentes no evento. Ela também falou da sua história, dos seus títulos e dos valores que aprendeu com o esporte. 

“Minha experiência foi super especial, pude ver como o projeto é sólido, bacana e agrega na vida daquelas crianças que talvez nunca teriam a oportunidade de estar perto de pessoas tão importantes quanto o Bernardinho (técnico multicampeão e fundador do Instituto Compartilhar) e estar em um ambiente esportivo que ensina valores. Isso foi o que mais me encantou, os valores que são transmitidos durante as aulas”, contou a atleta.

Sua chegada foi muito esperada pelos alunos que não viam a hora de poder jogar com a atleta. “Estou muito feliz e nervoso por ter vido aqui uma jogadora famosa jogar vôlei com a gente”, contou Kauan Marcellino, de 13 anos, aluno da categoria Mini 4x4 no Núcleo Guadalupe. 

Sentimento compartilhado por sua colega Larissa Zambotti, de 13 anos, aluna da categoria Mini 4x4 também do Núcleo Guadalupe que saiu satisfeita do Festival. “O evento foi muito bom e a gente estava muito ansioso para conhecer a Valquiria. Foi muito legal”, disse.

A participação das atletas em Festivais como esses, mostra para os alunos a importância do estudo e dos valores que são aprendidos com o esporte. “É gratificante e muito especial para o Instituto Compartilhar proporcionar essa experiência para as nossas crianças. Trazer atletas de alto rendimento para dentro do ambiente escolar é proporcionar para essas crianças a sensação de que estamos colocando uma estrela dentro de suas casas. Foi incrível ver a emoção em cada rostinho que ganhava um abraço, um autógrafo, uma foto”, disse o coordenador dos núcleos do Rio de Janeiro e analista de projetos do Instituto Compartillhar, Gabriel Jungles, que esteve na cidade para realização de visitas técnicas e acompanhar os Festivais.

Além da interação com as atletas os eventos contaram com atividades que promoveram a integração das diferentes categorias do projeto e permitiram com que os alunos colocassem em prática os valores aprendidos em cada categoria. Ao final, as atletas foram presenteadas com uma caixa de recados em formato de medalha que continham mensagens positivas dos alunos.

“Ficamos felizes por marcar positivamente a vida desses jovens com ações como estas. Da mesma forma, as atletas convidadas também saem dessa experiência transformadas, pois com a sua presença e seu carinho compartilham momentos únicos para suas vidas”, completou Gabriel.

Além do coordenador e das jogadoras, os Festivais também contaram com a participação da coordenadora local do Instituto Compartilhar no Rio de Janeiro, Renata Regis. No Núcleo Ramos, as ações foram coordenadas pela professora do projeto Patrícia Monteiro e contou com a presença da diretora da escola, Janete Haddad, e da coordenadora pedagógica, Ana Cristina. 

Já no Núcleo Guadalupe, o evento contou com a coordenação da professora do projeto Juliana da Silva Camilo, da diretora da escola, Graciele Costa Marques de Araújo Soares, do diretor adjunto, Jorge Luiz de Sousa Oliveira, e da coordenadora pedagógica, Daniela do Nascimento Garcia.

Os parceiros dos Núcleos do Rio de Janeiro (RJ) do projeto Vôlei em Rede são: Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Stone, Enauta, Absoluto Partners e SH, via Lei Federal de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte.