Atletas da equipe Vôlei Renata visitam núcleos do projeto Vôlei em Rede em Campinas e Itu/SP
[caption id="attachment_9374" align="alignleft" width="300"] Crianças e adolescentes se divertiram com a presença dos atletas no Núcleo São Domingos.[/caption]
Durante os dias 2, 4 e 5 de abril, os atletas do time masculino de voleibol de Campinas/SP - o Vôlei Renata - estiveram nos núcleos do projeto Vôlei em Rede no estado de São Paulo. Entre conversas, autógrafos e jogos de vôlei, as crianças e adolescentes do Instituto Compartilhar tiveram a oportunidade de interagir com os jogadores profissionais. Os quatro núcleos visitados foram São Domingos e São Vicente em Campinas/SP, Cidade Nova e Dirceu Cordeiro em Itu/SP.
Os atletas proporcionaram aos alunos a oportunidade de ouvir um pouco sobre o começo da carreira profissional, suas dificuldades, motivações e como superaram tudo para ser quem são hoje. Nas conversas, as crianças e adolescentes puderam fazer perguntas aos atletas e alguns até entregaram cartinhas aos ídolos. A aluna Luana Gonçalves, 14 anos, da categoria Mini 4x4 do Núcleo São Domingos, disse: “Os jogadores foram muito legais com a gente. Eles jogam muito bem e nos explicaram muitas coisas”. Alguns pais e responsáveis presentes aprovaram a iniciativa. “Equipe maravilhosa, super atenciosos... Parabéns professora pelo carinho com nossos filhos e pela organização”, disse Carla Oliveira, mãe da aluna Nadyeska Oliveira, 12 anos, da categoria Mini 3x3 do Núcleo Dirceu Cordeiro.
[caption id="attachment_9376" align="alignright" width="300"] Garotada do projeto Vôlei em Rede pratica voleibol com a companhia e supervisão dos atletas do Vôlei Renata. Foto: Julia Mendes[/caption]
Além de divertir, eventos como esse são proveitosos para o aprendizado dos alunos no que diz respeito à parte técnica do voleibol e aos valores do esporte. A professora do Núcleo Dirceu Cordeiro, Alessandra de Castro, se refere à oportunidade como uma forma de, também, reforçar o que é ensinado nas aulas do projeto: “eles (as crianças) respeitaram as visitas, as instruções durante o evento, a professora, foram comprometidos e se organizaram para os jogos”. A equipe do Vôlei Renata foi muito atenciosa com os alunos, como destacou o professor do Núcleo São Vicente, Ivanir Giovanoni: “Os atletas tiveram muita boa vontade em conversar e jogar com as crianças, demonstrando muito carinho com eles”.
O coordenador técnico do time, ex-atleta e campeão Olímpico, André Heller, disse que já é um amigo antigo e um fã do projeto. Ele elogiou o ensino dos valores para as crianças, por aprimorar o convívio em sociedade: “foi maravilhoso mais uma vez estar aqui, perceber que essas crianças estão realmente se desenvolvendo de maneira saudável, aprendendo a jogar vôlei, mas, sobretudo, aprendendo e praticando os valores. Parabéns à escola e aos professores e espero que voltemos em breve”.
[caption id="attachment_9375" align="alignleft" width="300"] A alegria estava estampada no rosto dos alunos do projeto Vôlei em Rede ao fim das atividades com os profissionais do Vôlei Renata. Foto: Julia Mendes[/caption]
Participaram dos encontros: André Heller (coordenador técnico), Diogo (ponteiro), Facundo (líbero), Júnior (central), Mão (ponteiro), Maurício (embaixador), Rodriguinho (levantador), Salsa (central), Vini (central) e Vissotto (oposto). O Instituto Compartilhar agradece ao Vôlei Renata por proporcionar, aos meninos e meninas do projeto Vôlei em Rede, a oportunidade de aprender e se divertir com os atletas. O Núcleo Dirceu Cordeiro também contou com a presença do Secretário de Esportes de Itu, Douglas Boschetti.
Parceiros dos Núcleos Campinas/SP do projeto Vôlei em Rede: Prefeitura Municipal de Campinas e apoio da Sanasa.
Parceiros dos Núcleos Itu/SP do projeto Vôlei em Rede: Prefeitura Municipal de Itu.
Fotos: Divulgação IC e Julia Mendes