Área restrita SIGIC

22 de maio

O Instituto Compartilhar acaba de publicar seu Relatório de Atividades desenvolvidas em 2022. O documento faz parte da política de transparência e prestação de contas para a sociedade, parceiros, padrinhos, madrinhas e demais pessoas engajadas nas ações desenvolvidas pela organização. 

Além das informações referentes às ações desempenhadas em cada um dos núcleos do Programa Socioesportivo ao longo do ano, o relatório também apresenta indicadores quantitativos e qualitativos fundamentais para coletados para o monitoramento e intervenções necessárias junto a atuação do Compartilhar. Dados que permitem a todos acompanhar o número de crianças e adolescentes atendidos, valores ensinados e o feedback de alunos, pais, professores e escolas.

Dentre as ações que se destacaram em 2022 está a realização do Bate-Papo Compartilhado, no Rio de Janeiro, com o nosso fundador, Bernardinho, o empresário Joel Jota e a jornalista Carol Barcellos como mediadora. Além da Pesquisa Percepções 2022 que teve como objetivo escutar todos os atores envolvidos no projeto Vôlei em Rede, buscando a avaliação sobre as ações realizadas pelo projeto e seus efeitos para os beneficiários.

Outra novidade para o ano e que trouxe melhorias para o acompanhamento das atividades realizadas nos projetos do Instituto Compartilhar foi o lançamento de um novo site mais moderno e interativo, além do reforço nas publicações nas mídias sociais. 

2022 também marcou os 25 anos de existência do projeto no estado do Paraná, uma experiência positiva que estimulou o técnico Bernardinho a fundar o Instituto Compartilhar em 2003, replicando a metodologia do esporte com valores para crianças e adolescentes em escolas públicas de outros locais do Brasil. História que foi celebrada entre professores e equipe do Instituto Compartilhar, que receberam em março de 2022 uma visita do técnico no Núcleo Central do projeto Vôlei em Rede no Paraná, em Curitiba, e que também marcou o início das atividades presenciais no ano de 2022. 

Em relação aos dados quantitativos consolidados trazidos pelo Relatório, um indicador extremamente relevante mostra que 61% dos beneficiários dos projetos são meninas. Uma maioria que sempre foi presente, entretanto apresentou um destaque ainda maior em 2022, reforçando a tese de que basta oferecer um esporte inclusivo, motivador e divertido em um ambiente agradável e seguro com um professor atencioso, que as meninas vêm, se engajam e permanecem no projeto.

Já o Programa de Formação proporcionou a realização de quatro cursos e clínicas que atualizou o conhecimento de mais de 80 profissionais de educação física e outras áreas afins no ensino do voleibol por meio da Metodologia Compartilhar. Também foi dada continuidade no projeto “Roda de Conversa”, iniciado em 2021 com objetivo de fomentar as discussões sobre o esporte e estimular alunos e professores. Assim, foram disponibilizadas em 2022 três novos episódios, sendo com Roberta Ratzke, ex-aluna do projeto no Paraná, medalhista olímpica de prata em Tóquio 2020, vice-campeã mundial 2022 e vice-campeão Liga das Nações 2022, e um com Rodrigo Rother, graduado em Educação Física e Doutor em Ciências: ambiente e desenvolvimento, que falou sobre a iniciação e formação esportiva.

Como conclusão, o documento traz que as perspectivas para 2023 que apontam para o crescimento das atividades, recuperando as perdas psicomotoras e o impacto nas relações sociais que a pandemia trouxe como consequência para estas crianças e adolescentes entre os anos de 2020 e 2021. “É preciso resgatar o prazer de se movimentar, de conhecer pessoas novas, de interagir com os outros, de aceitar as diferenças e de desenvolver as competências socioemocionais que ajudam a fazer um mundo melhor”, diz a mensagem de abertura do Relatório em nome do fundador Bernardo Rezende, do diretor presidente Armando Einsfeld e do gerente executivo Luiz Fernando Nascimento. 

O documento traz ainda informações sobre a sustentabilidade e receitas do Instituto Compartilhar, demonstrativos contábeis, mídias sociais, as equipes administrativa, de coordenação e de professores nos projetos, além de agradecimentos a todos os parceiros a apoiadores que ajudam a fazer este trabalho cada dia mais efetivo.

Acesse a íntegra do relatório aqui!