Área restrita SIGIC

No Tempo Técnico deste mês, realizado nos últimos dias 04 e 05 de maio, o tema escolhido para o debate trouxe em pauta os desafios e, principalmente, os aprendizados vivenciados durante a pandemia. A conversa levou professores e coordenadores dos projetos do Instituto Compartilhar a refletirem sobre o quanto aprenderam e evoluíram, apesar das adversidades deste último ano. 

Para Ana Elisa Caron, coordenadora de projetos do Compartilhar, separar um momento para analisar todo o contexto e esforços realizados é muito importante, “usualmente não paramos para refletir no quanto aprendemos e avançamos desde o início dessa situação, ficamos focados sempre nos desafios que ainda precisamos superar. O bate-papo foi conduzido para que pudéssemos refletir e partilhar os aprendizados. Foi um momento positivo e muito importante de avaliação e reconhecimento do que está dando certo”.

No encontro, houve uma troca muito interessante de boas experiências, diversos professores relataram que aprenderam a ter mais paciência tanto com as pessoas, quanto para utilizar as novas ferramentas de trabalho, como as aulas remotas e gravações. Kátia Keller, também coordenadora de projetos, ressalta que esta foi a parte mais bacana da conversa, “quando falamos em pandemia acabamos focando em coisas ruins. E as reflexões trazidas neste último Tempo Técnico, nos trouxeram uma outra perspectiva. Conseguimos ver as coisas boas que aconteceram e estão acontecendo, principalmente o desenvolvimento pessoal e profissional de cada um”. 

O professor Juliano Viceli do Núcleo Ribeirão do Pinhal - projeto Vôlei em Rede no Paraná, participante do bate-papo, acrescenta e conclui: “a iniciativa de propiciar a troca de experiências está no DNA do Instituto, e neste momento singular para toda humanidade, esta possibilidade de encontros remotos tornou-se um elemento fundamental de fortalecimento e motivação. A cada encontro tenho a convicção que aprendizados ocorreram, e ainda mais, laços se fortaleceram. É uma alegria e satisfação ter a oportunidade de participar de ações tão positivas e enriquecedoras (...) Vejo no tempo técnico uma ferramenta fantástica de interação, este modelo veio para nos aproximar e certamente terá sequência mesmo pós-pandemia. Gratidão é a palavra correta para expressar meu contentamento em poder fazer parte de tudo isto”!