Área restrita SIGIC

30/11/2023

Novas amizades, divertidos jogos de vôlei e atividades sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS foram os grandes diferenciais do “Festvôlei”, um Festival que promoveu a integração entre os núcleos do projeto Vôlei em Rede na cidade do Rio de Janeiro/RJ e marcou o encerramento de 2023. Os eventos ocorreram nesta semana (28, 29 e 30 de novembro) e contou com oficinas para os alunos criarem fotos e vídeos sobre os ODS e valores trabalhados no projeto, elaboração de mensagens e dedicatórias escritas em camisetas brancas, que foram presenteadas aos professores do Vôlei em Rede e claro, muitos jogos de vôlei.

O Festvôlei contou ainda com uma atividade divertida realizada pelos acadêmicos do curso de Educação Física do Centro Universitário Augusto Motta – Unisuam, que montaram uma gincana de perguntas e respostas sobre valores olímpicos, valores humanos e conhecimentos gerais sobre o esporte. Os alunos foram divididos em equipes e, para que pudessem responder as respostas da gincana, precisavam cumprir missões que envolviam habilidades motoras e dinâmicas corporais.

“Durante três dias, os alunos do Projeto Vôlei em Rede puderam viver experiências que com certeza ficarão marcadas na vida de cada um. Fico muito feliz em fazer parte deste momento e sou grato a todos os professores e profissionais do Instituto Compartilhar envolvidos para que tudo desse certo. A parceria com a Unisuam também foi um sucesso, e estar com eles trouxe muita grandeza para nossos eventos, pois ter a presença de acadêmicos e professores universitários é um elemento muito rico para o processo. Compartilhar esse sucesso com todos é uma honra para mim como coordenador”, disse o coordenador dos núcleos do Rio de Janeiro e analista de projetos do Instituto Compartillhar, Gabriel Jungles.

O Núcleo Quintino, na Escola Municipal Oswaldo Teixeira, foi o primeiro a realizar o Festvôlei, e recebeu o Núcleo Ramos (da Escola Municipal João Barbalho) e o Núcleo Vigário Geral (que acontece na Escola Municipal República do Líbano). Ao todo, participaram aproximadamente 160 alunos do projeto, além dos os professores do Vôlei em Rede Rodrigo Costa, Patricia Monteiro, Felipe Monteiro, a diretora da Escola anfitriã do evento, Bruna Mannarino Serpa, os professores da Unisuam Guilherme Borges, Claudemir Santos e Estevão Monteiro e três alunos do Centro Universitário.

Antes das atividades, os alunos ainda assistiram a uma linda apresentação do grupo de cheerleaders da Escola Municipal Oswaldo Teixeira onde acontece o projeto. “Achei esse evento muito divertido porque a gente acabou criando uma interação, conhecendo e jogando com pessoas novas. Foi muito legal porque a gente acabou também exercitando os valores do projeto”, disse Raíssa Rodrigues da Silva, de 13 anos, aluna da categoria Vôlei do Núcleo Vigário Geral.

Ao final do dia, a diretora da escola Bruna Mannarino Serpa foi homenageada e recebeu um certificado de agradecimento. Os professores dos núcleos foram presenteados com suas camisetas assinada pelos alunos, e as crianças receberam medalhas criadas para o evento.

“Eu gostei muito desse passeio e do Festival que jogamos com as outras escolas e fizemos novos amigos, ganhamos e perdemos também, o que faz parte. Demos presentes para os nossos professores maravilhosos e ganhamos medalhas, viemos de ônibus no fresquinho, superconfortável, e tivemos lanche almoço”, contou Ana Luisa Nascimento Farias, de 14 anos, aluna da categoria Vôlei do Núcleo Ramos.

No dia seguinte foi a vez do Núcleo Marechal Hermes, que acontece na Escola Municipal Carneiro Felipe, receber os alunos do Núcleo Acari (que fica na Escola Municipal Daniel Piza) e o Núcleo Guadalupe (que acontece na Escola Municipal Rose Klabin). O evento reuniu aproximadamente 180 crianças e adolescentes do projeto Vôlei em Rede, de seus professores Victor Ventura, Claudia Martins, Juliana Camilo, a diretora da Escola anfitriã, Marcia Neves Monteiro de Macedo, além dos professores e alunos da Unisuam.

“Eu amei o Festival, foi muito legal para a gente aprender mais e se comunicar com as pessoas. Está tudo muito legal e gostoso, parabéns a todos que fizeram e participaram”, comemorou Ana Kifuta, de 12 anos, aluna da categoria Mini 3x3 do Núcleo Guadalupe.

No final do dia os alunos receberam medalhas, entregaram as camisetas com homenagem aos professores e ainda puderam participar de um delicioso lanche com cachorro-quente preparado pela colaboradora da Escola Municipal Carneiro Felipe, Gisiane, e pelos alunos voluntários.

“Eu achei o evento muito bom e legal, jogamos nosso principal esporte que é o vôlei e aprendemos sobre ele e sobre os valores do projeto. Também tiramos muita foto e a minha parte preferida foi quando entregamos as blusas para os professores, foi a coisa mais emocionante que eu vi porque eles sentiram o carinho que a gente tem por eles. Tenho certeza de que todos gostaram”, disse Maria Luiza de Jesus, de 14 anos, aluno da categoria Vôlei do Núcleo Marechal Hermes.

Por fim, a Escola Municipal George Pfisterer, onde acontecem as aulas do Núcleo Leblon, recebeu os alunos da Escola Municipal Rosa Bettiato, do Núcleo Irajá, da Escola Municipal Alexandre Farah, do Núcleo Ricardo de Albuquerque e da Escola Municipal Monte Castelo, do Núcleo Coelho Neto. Ao todo, foram 190 alunos do projeto, além dos professores Rafael Melo, Cristiane Europeu, Aline Valle, Alexandre Almeida, o diretor da escola anfitriã, Marcos Loureiro Madureira, professores e alunos da Unisuam.

“O passeio foi muito bom, um lugar cheio, escola gigante. Saí de lá bem alimentada, souberam dividir certinho os lanches, só fico triste por esse ser meu último passeio do vôlei, vou sentir bastante saudades”, disse Camily Victória de Holanda Vianna, de 15 anos, aluna da categoria Vôlei do Núcleo Ricardo de Albuquerque que este ano se despede por atingir a idade máxima atendida pelo projeto Vôlei em Rede.

Durante o encerramento, os alunos realizaram a entrega das camisetas assinadas aos seus professores, um agradecimento ao diretor da Escola Municipal George Pfisterer por ter realizado o evento e receberam medalhas.

“Foi um evento muito legal com muitas brincadeiras e atividades. Todo mundo saiu com novas amizades, uma medalha e um sorriso no rosto. Além disso, fizemos uma linda homenagem para o nosso professor”, contou Amanda Silva Advincola, de 11 anos, aluna da categoria Mini 3x3 do Núcleo Ricardo de Albuquerque.

Para a coordenadora local do Instituto Compartilhar no Rio de Janeiro, Renata Regis, o trabalho de planejamento e organização das atividades é recompensado ao ver a alegria dos alunos no final de cada evento. “Foram alguns dias de organização para que no final pudéssemos ver no olhar de muitos a alegria e felicidade em participar de mais um evento do projeto e essa é a melhor recompensa. Tudo foi feito com muito carinho para eles. É muito gratificante”, avalia.

Os parceiros dos Núcleos Rio de Janeiro/RJ do projeto Vôlei em Rede são: Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e Stone, Enauta, Absoluto Partners e SH, via Lei Federal de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte.