Alunos do projeto Vôlei em Rede participam de evento que reúne várias categorias no Núcleo Central – Curitiba/PR
[caption id="attachment_8807" align="alignleft" width="300"] Evento reúne alunos das categorias Mini 2x2, Mini 3x3 e Mini 4x4 no Núcleo Central – Curitiba do projeto Vôlei em Rede no Paraná.[/caption]
O Núcleo Central – Curitiba/PR do projeto Vôlei em Rede organizou, no dia 07 de outubro, um torneio diferente e recheado de atividades para a garotada das categorias Mini 2x2 (9 e 10 anos), Mini 3x3 (11 e 12 anos) e Mini 4x4 (13 anos). Com três oficinas dinâmicas - entre elas a da horta doméstica para incentivar o cultivo sustentável - e jogos de caráter competitivo, o evento agradou bastante as crianças e adolescentes. As atividades duraram a tarde inteira e aconteceram no campus da Secretaria do Estado do Esporte e do Turismo do Paraná, sede das aulas de minivôlei na capital.
Para as crianças da categoria Mini 2x2, que aprendem prioritariamente o valor da cooperação, os jogos aconteceram em três quadras com equipes que representaram dois grandes grupos: Honestidade e Lealdade. Cada partida vencida pelas duplas tornava-se um ponto para um dos grupos e, no final, quem conquistou o primeiro lugar foi o time Honestidade. Mesmo assim, como forma de incentivo, todas as crianças receberam medalhas. Essa foi uma maneira diferente e divertida encontrada pelos professores para trabalhar a competição com os alunos iniciantes, que não estão acostumados com esse formato de evento. Em outras três quadras funcionou uma oficina de partidas lúdicas, na qual os alunos brincaram com bolas mais leves utilizando mãos gigantes de pelúcia e camisetas enormes que vestiam dois alunos ao mesmo tempo. Literalmente essa atividade uniu ainda mais as equipes e garantiu a diversão da garotada.
[caption id="attachment_8808" align="alignright" width="300"] Oficinas dinâmicas entretêm crianças e adolescentes no campus da Secretaria do Estado do Esporte e do Turismo.[/caption]
A categoria Mini 3x3 contou com quatro quadras de minivôlei e, divididos por naipe, disputaram duas chaves com primeiro, segundo e terceiro lugar. Já os alunos da categoria Mini 4x4, também divididos por naipe, disputaram apenas uma chave. Assim como na categoria Mini 2x2, todos foram premiados. “O evento em formato competitivo foi muito importante para as crianças e adolescentes se familiarizarem mais com esse estilo de campeonato. A participação dos pais também foi muito significativa, no sentido de apoiarem e torcerem por seus filhos”, contou a professora Gabriela Machado. Na entrada do ginásio foi montada a oficina de fotos onde todos os alunos do projeto foram convidadas a registrar o dia animado com os colegas em um pódio e com adereços engraçados, como medalhas gigantes. Além disso, havia um espaço destinado às mensagens sobre o evento.
[caption id="attachment_8809" align="alignleft" width="300"] Alunos aprendem como fazer uma horta sustentável.[/caption]
Já no lado de fora do ginásio, os alunos se envolveram com a oficina de horta doméstica. As garrafas pets, onde foram plantadas mudas de alface, rúcula, salsinha e cebolinha, foram levadas pelas próprias crianças e adolescentes e cortadas pelos professores do núcleo com o apoio de voluntários. O aluno da categoria Vôlei, Alison Vinicius Pires, 15 anos, participou pela primeira vez como voluntário e ajudou na oficina da horta: “foi uma experiência bem boa, eu gostei bastante. Quando tiver de novo quero ajudar”. De acordo com o professor Alexandro Martins, com essa oficina foi possível reforçar o valor da cooperação ao mostrar a possibilidade da criação de uma horta comunitária; a responsabilidade (valor prioritário da categoria Mini 3x3) ao enfatizar a importância de cuidar das mudas para que elas possam crescer saudáveis; e o respeito (valor prioritário da categoria Mini 4x4) com o meio ambiente, já que foram utilizados materiais recicláveis. “Eles vão levar essas mudinhas para casa para que também possam incentivar os pais a terem uma horta sustentável em casa”, explicou Alexandro.
Parceiros do projeto Vôlei em Rede – Núcleos Paraná: Governo do Paraná e via Lei Federal de Incentivo ao Esporte: Unilever, Klabin, Ministério do Esporte e com apoio da Sanepar.
Fotos: Divulgação IC.