Área restrita SIGIC

09/12/2023

No estado de São Paulo, o encerramento das aulas de 2023 do projeto Vôlei em Rede foi para lá de especial. Todos os núcleos realizaram eventos comemorativos e ainda participaram do Vôlei Day, promovido pelo parceiro do Instituto Compartilhar, Vôlei Renata.

“As crianças participaram de todas as atividades com muito entusiasmo. Dá para ver a importância do projeto na vida delas e como ele contribuiu para o desenvolvimento motor e emocional”, contou Alexandro Martins, analista de projetos do Instituto Compartilhar e coordenador dos núcleos do estado de São Paulo que acompanhou todas as atividades em uma visita técnica.

Nos dias 07 e 08 de dezembro os alunos dos núcleos Vila Progresso, Cidade Nova e Dirceu Cordeiro, em Itu/SP, participaram de um divertido Festival de Encerramento, com jogos, brincadeiras, lanche comunitário e piquenique.

“Eu agradeço a todos por participar do projeto Vôlei de Rede, a gente se divertiu e aprendeu muito aqui com o professor. Ele me ensinou bastante e me deixou muito feliz porque mostrou que o aprendemos aqui nós podemos usar no futuro como nosso bem maior”, disse Matheus Oliveira dos Santos, de 10 anos, aluno da categoria Mini 2x2, do Núcleo Vila Progresso.

No Núcleo Vila Progresso, que acontece na Escola Municipal Olga Benário Prestes, o evento também marcou a despedida da professora Fernanda Fonsatti, que vai sair do projeto para assumir a coordenação de outra escola no município. Já no Núcleo Dirceu Cordeiro, que acontece no Ginásio de Esporte Dirceu Cordeiro, foi a oportunidade de dar boas-vindas ao professor William Nogueira, que a partir do ano que vem dará aulas junto com a professora Alessandra Castro Magalhães.

"Ver o sorriso das crianças comprova a dedicação e o carinho que os professores têm diariamente com os alunos. Desejamos todo o sucesso do mundo para a professora Fernanda, que sairá das aulas na quadra, mas não se afastará totalmente do projeto, pois assumirá a coordenação pedagógica de outra escola que temos núcleo. E vamos torcer para que tanto a Alessandra, que terá a companhia do Willian, quanto o professor Anderson possam continuar inspirando ainda mais crianças em 2024", disse Alexandro.

Para deixar o final de ano ainda mais especial a garotada ainda teve a oportunidade de participar do Vôlei Day, no Ginásio do Taquaral, em Campinas, no dia 09 de dezembro. O evento contou com a participação de mais de 200 alunos dos núcleos São Domingos, de Campinas/SP, Dirceu Cordeiro e Vila Progresso, de Itu/SP, e Conceição, de Diadema/SP.

Já tradicional, o Vôlei Day é aberto para toda a comunidade e disponibiliza ao público diversas ações com os atletas do Vôlei Renata e atividades que envolvam a modalidade voleibol junto com os patrocinadores da equipe, como saque direcionado nos discos, manchete na cesta, comparação da mão dos participantes com a mão na bola dos jogadores, jogo da memória com a equipe, bicicleta que faz suco, quiz de perguntas, miniquadras de vôlei (parte externa e interna do ginásio), mostra de troféus e medalhas da equipe, sessão de fotos e autógrafos com os jogadores e muitas outras atividades.

“Foi maravilhoso participar desse dia incrível. Tenho certeza que ficou marcado para sempre no coração das minhas crianças”, disse a professora do Núcleo Vila Progresso, Fernanda Fonsatti. 

Durante a ação, foi feita uma homenagem do Instituto Compartilhar para a Selmi, Vôlei Renata e Penalty, que contribuíram com ações realizadas em São Paulo. “Em 2023 realizamos diversos eventos e em muitos deles contamos com a parceria dessas empresas, dando ainda mais qualidade para nosso trabalho. Ter esse apoio e suporte tanto nas nossas atividades com as crianças quanto nas nossas ações institucionais é motivo de orgulho e gratidão”, destacou Alexandro. O grupo Hotéis Vitória, na pessoa do gerente Douglas Marcondes, também recebeu uma placa de agradecimento pela parceria com o Compartilhar em 2023.

O transporte dos alunos foi proporcionado pela equipe do Vôlei Renata, que ainda os presentou com lanches, bolachas e sucos da Renata (uma das marcas de produtos Selmi).

Os eventos da semana também foram acompanhados pelo analista de projetos e coordenador dos núcleos do Rio de Janeiro e Joinville, Gabriel Jungles, e Gerente Executivo do Instituto Compartilhar, Luiz Fernando Nascimento.

Da esquerda para direita: André Heller, da equipe do Vôlei Renata, Alexandro Martins, coordenador do Compartilhar, Fernando Maroni, da equipe do Vôlei Renata, Luiz Fernando Nascimento, gerente executivo do Compartilhar e Guilherme Muller, da equipe do Vôlei Renata, durante a entrega das placas de agradecimento.

Os parceiros do projeto Vôlei em Rede – Núcleos Itu/SP são: Prefeitura de Itu, Stone, ArcelorMittal, CPFL Energia, via Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, além do Vôlei Renata.

Os parceiros do projeto Vôlei em Rede – Núcleo Diadema /SP são: Prefeitura Municipal de Diadema, Stone, ArcelorMittal e CPFL Energia, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, além do Vôlei Renata. 

Os parceiros do projeto Vôlei em Rede – Núcleos Campinas/SP são: Prefeitura Municipal de Campinas, Stone, ArcelorMittal, CPFL Energia, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, além do Vôlei Renata e o apoio da Sanasa.