Área restrita SIGIC

30/11/2022

Para fomentar a educação ambiental e trabalhar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, o Núcleo Dirceu Cordeiro do projeto Vôlei em Rede levou seus alunos para conhecer a Fundação SOS Mata Atlântica em Itu/SP. Os 65 alunos do projeto visitaram na última terça e quarta-feira (29 e 30) uma área de preservação de 540 hectares (equivalente a 540 campos de futebol) da Heineken.

Antes de ser adquirido pela indústria, o local foi uma fazenda de café e de criação de gado, o que levou à degradação e a necessidade de recuperação ambiental, pela qual passa no momento. Para contribuir com este processo, a Fundação SOS Mata Atlântica realiza o reflorestado com mudas de espécies nativas e recuperação de cinco nascentes no ambiente. 

Um trabalho que os alunos do projeto puderam conhecer de perto e mostrou a importância de cuidar da natureza e da Mata Atlântica. “O passeio proporcionou aos alunos conhecer mais sobre a SOS Mata Atlântica e esse projeto em questão. É muito interessante para as crianças participar de ações como essa porque elas conseguem ter uma visão muito prática em um ambiente muito facilitador na absorção de conhecimento”, explicou a professora do projeto Vôlei em Rede, Alessandra Martins de Castro. 

Na ocasião também foi trabalhado com os alunos o ODS 15: Vida Terrestre. Eles aprenderam sobre a necessidade de proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, além de usar de maneira sustentável as florestas, combatendo a desertificação, reverter a degradação da Terra e a perda da biodiversidade. 

As crianças participaram de uma trilha onde as biólogas da Fundação SOS Mata Atlântica explicaram sobre o trabalho que realizam em diversos locais do país e como funciona o plantio e a germinação de plantas, assim como suas fases de crescimento. Também viram exemplos práticos sobre a importância da manutenção de florestas.

“Eles tiveram a oportunidade de ter um conhecimento prático que, com certeza, vai fazer diferença aí na vida deles. Entender um pouquinho sobre o desmatamento, como o meio ambiente tem sido degradado nos últimos anos e a importância disso os seres humanos. Os alunos se comportaram muito bem, foram muito elogiados pelas monitoras. Tenho certeza de que a gente está fazendo a nossa parte na questão dos valores e que eles estão conseguindo aplicar o aprendem, o que nos deixa muito feliz”, completou a professora. 

Além de todo o aprendizado, a Fundação SOS Mata Atlântica também forneceu um lanche e o transporte das crianças até o local. “Eu gostei bastante do passeio, foi muito interessante aprender sobre a Mata Atlântica e outros tipos de florestas, além de ver como é feito plantio de árvores. O passeio trouxe muito aprendizado para nós”, disse Anthony Augusto Rodrigues, 13 anos, aluno da categoria Mini 3x3.

Os parceiros do projeto Vôlei em Rede – Núcleo Itu/SP são: Prefeitura de Itu, Stone, ArcelorMittal, CPFL Energia, via Lei Federal de Incentivo de Esporte da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, além do Vôlei Renata.