Alunos do Núcleo Guaratuba/PR são aprovados em programa do Governo do Paraná que incentiva novos atletas
[caption id="attachment_8652" align="alignleft" width="300"] Alunos do Núcleo Guaratuba/PR participam do programa Talento Olímpico do Paraná (TOP) e recebem incentivo a carreira no esporte.[/caption]
Três alunos do Núcleo Guaratuba, Jordana Massonette, Letícia Cordeiro e Lucas Meretika, receberam bolsas-esporte por meio do programa Talento Olímpico do Paraná (TOP), maior iniciativa, em nível estadual, de incentivo ao esporte no Brasil. Criado pelo Governo do Paraná por meio da Secretaria do Estado do Esporte e do Turismo, o programa busca incentivar crianças e adolescentes de escolas públicas a conquistarem uma carreira esportiva. A professora do núcleo, Cássia Graciotto, deu uma “mãozinha” para ajudar a garotada do projeto Vôlei em Rede a realizar esse sonho.
Cássia teve bons motivos para inscrever os alunos no TOP, entre eles o excelente comportamento e dedicação demonstrados nas aulas de minivôlei e também na escola. “Os alunos contemplados sempre se destacaram em suas turmas, tanto nos aspectos técnicos e táticos do vôlei, quanto na postura e atitudes positivas em se tratando de valores como responsabilidade, respeito, cooperação e autonomia”, contou a professora satisfeita. Após as inscrições e antes de serem contemplados no início do segundo semestre, os adolescentes ainda passaram por um processo de seleção dentro do próprio programa.
[caption id="attachment_8653" align="alignright" width="300"] Jordana Massonette também participa do programa complementar de voluntariado do Insitituto Compartilhar, o Compartilhando um Ideal.[/caption]
O aluno Lucas, 13 anos, da categoria Vôlei, que entrou no projeto neste ano, ressaltou a importância da bolsa: “o programa TOP 2017 é uma conquista que irá ficar para sempre marcado em nossas vidas!”, contou emocionado. Já a mãe da aluna Letícia, 12 anos, da categoria Mini 4x4, Josiane Cordeiro, comentou a diferença que o esporte fez na vida da menina após frequentar as aulas do Vôlei em Rede: “ela era pequena e não tinha muita disposição, depois que entrou no projeto (em 2016) ficou mais ativa e até cresceu”. Segundo Josiane, a filha tem um grande espírito de liderança, e além de adorar ajudar outros alunos, também incentiva bastante a irmã mais nova Tamires Cordeiro, 10 anos, que participa da categoria Mini 3x3.
[caption id="attachment_8654" align="alignleft" width="300"] Aluno Lucas Meretika, aluna Jordana Massonette, professora Cássia Graciotto e aluna Letícia Cordeiro (da esq. p/ dir.) demonstram orgulho pelas bolsas recebidas.[/caption]
A aluna Jordana, 14 anos, da categoria Vôlei, é um pouco mais experiente e já participa do projeto Vôlei em Rede desde 2014. E como se não bastasse o comprometimento que tem com o esporte, ela busca ser exemplo para outras crianças e adolescentes do Núcleo Guaratuba. Isso porque participa do programa de voluntariado do Instituto Compartilhar, o Compartilhando um Ideal, que visa desenvolver a cultura do voluntariado nos alunos e ex-alunos da entidade para auxiliarem os professores durante as aulas e eventos. No ano passado, o programa TOP beneficiou outros alunos dos núcleos Guaratuba e Pitanga (clique aqui para saber mais).
Parceiros do projeto Vôlei em Rede – Núcleos Paraná: Governo do Paraná e via Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte: Unilever, Klabin e com apoio da Sanepar.
Fotos: Divulgação IC.