Área restrita SIGIC

200 crianças e adolescentes atendidas pelo Instituto Compartilhar em Curitiba/PR, receberam nesta semana e na semana passada (entre 16 e 22 de novembro) novos calçados esportivos da campanha Doe Gols, promovida pelo canal de televisão SporTv, com apoio da Play for a Cause e da Centauro. Os presenteados são alunos do projeto Vôlei em Rede do Núcleo Central - Curitiba/PR e fazem aulas há pelo menos seis meses.

A Campanha Doe Gols une times e torcidas do Campeonato Brasileiro de Futebol em prol da solidariedade. A cada gol na Série A do Brasileirão masculino e feminino três pares de tênis ou chuteiras são doados para crianças e jovens atendidos por instituições sem fins lucrativos que trabalham com esporte, como o Compartilhar. 

“A campanha movimentou a semana do Núcleo Central, confesso que mesmo há tanto tempo no projeto realizando diversas ações que estimulem de forma saudável o bem-estar e a autoestima de crianças e adolescentes, nunca tinha presenciado um brilho tão diferente no olhar de todos que tiveram a oportunidade de ser contemplados com um par de tênis. A sensação que eu tive é que estávamos calçando sonhos e elevando a autoestima de cada criança, o que nos permite acreditar que ações como esta faz a diferença na vida deles”, destacou Josmar Coelho, coordenador técnico do projeto Vôlei em Rede no Paraná.

Para muitos alunos esse foi um presente de Natal adiantado, uma vez que não possuem condições de adquirir calçados da qualidade como os doados. “Eu nunca tive uma chuteira legal, agora vou poder jogar com o meu pai. Ele nunca jogou vôlei e mora longe, mas já jogou futebol comigo quando vem para cá”, comemorou o aluno Gabriel Ribeiro Weber, de 15 anos.

“Eu achei a iniciativa muito importante, principalmente porque a maioria das pessoas que participam do projeto não tem uma renda muito alta para poder comprar tênis como esses. Eu vou usar o meu tênis onde eu pratico esporte, que é na escola e aqui nas aulas de vôlei”, completou Natalia Nazari Ignes de 14 anos.

Os novos calçados também estimulam os alunos a seguir praticando esporte, uma vida mais saudável e uma interação com outras pessoas da mesma idade. “A hora que meu filho ganhou a chuteira eu estava na rua, ele me ligou e não via a hora de eu chegar em casa para me mostrar o presente e ficou muito feliz. Isso o incentiva muito!”, destacou Adriana Reis Amorim, mãe do aluno Vitor Reis Amorim, de 13 anos. “O Vôlei é uma terapia para mim e estou toda terça e quinta aqui. Faz um ano que estou no projeto e quero seguir carreira, meu sonho é ser jogador de vôlei”, completou o adolescente.

O Instituto Compartilhar agradece aos parceiros e a Campanha Doe Gols por mais essa iniciativa que colabora com o trabalho que já vem sendo desenvolvido há 25 anos contribuindo com a formação de milhares de crianças e adolescentes em seres humanos mais ativos, saudáveis e participativos na sociedade. “Espero poder participar a cada ano, através do Instituto Compartilhar, desta campanha, pois esse sim é verdadeiramente um Golaço”, completou o coordenador do projeto Vôlei em Rede.