Área restrita SIGIC

10/10/2023

Com o objetivo de promover a reflexão quanto aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS 3 (Saúde e Bem-estar) e ODS 15 (Vida Terrestre), o Núcleo Cidade Nova – Itu/SP do projeto Vôlei em Rede realizou, nesta terça-feira (10), a “Caminhada Consciente”. 

A ação mobilizou 40 alunos, professores e pais e responsáveis que, abastecidos com alimentos saudáveis e uma garrafa de água, caminharam da Escola Municipal Carolina Moraes de Macedo, onde ocorrem as aulas do projeto, até o Parque Ecológico Chico Mendes. Lá todos participaram de uma roda de conversa sobre a importância de se proteger ambientes naturais como aquele, a alimentação saudável e a limpeza correta dos alimentos que são consumidos.

Depois do bate-papo, os presentes também puderam fazer uma colheita consciente de amoras direto do pé da fruta, participar de muitas brincadeiras divertidas, como a queimada cooperativa entre pais e filhos, e um delicioso piquenique saudável, sendo proibidos alimentos processados e gordurosos. “O evento foi muito especial, pois tivemos a participação das crianças e dos pais em uma ação que envolveu assuntos importantes. Foi muito bom ver a satisfação no rosto de todos que participaram. Em breve faremos outros eventos como este para motivar ainda mais todos os envolvidos”, contou o professor do Núcleo Cidade Nova, Anderson Garcia.

Ao retornarem para escola, os pais e alunos se misturaram na quadra para jogar muito vôlei e, no encerramento, alguns brindes foram sorteados para os presentes. “O evento foi muito bem desenhado, planejado e organizado do começo ao final. É muito legal ver que o projeto proporciona muito mais do que vôlei, e não apenas para seus alunos, mas também para os responsáveis, nos motiva ainda mais a realizar ações que saiam um pouco da nossa rotina das aulas. É gratificante ver o envolvimento de todos em prol dos ODS que são tão importantes para a sociedade”, destaca Alexandro Martins, coordenador dos Núcleos de São Paulo.

Os parceiros do projeto Vôlei em Rede – Núcleo Itu/SP são: Prefeitura de Itu, Stone, ArcelorMittal, CPFL Energia, via Lei Federal de Incentivo de Esporte do Ministério do Esporte, além do Vôlei Renata.