Alunos de Curitiba e seus familiares aprendem sobre a cultura germânica
12/07/2023
A convite do Grupo Folclórico Germânico Alte Heimat, os alunos do projeto Vôlei em Rede Núcleo Central Curitiba/PR participaram do 61º Festival Folclórico de Etnias do Paraná. Eles receberam 80 ingressos sem custos para assistir às apresentações de dança folclórica que aconteceram no dia 12 de julho, no Teatro Guaíra.
O objetivo do Festival foi promover e perpetuar a cultura germânica, a consciência étnica, os costumes, músicas, trajes e danças da Alemanha, Áustria e Suíça. “Manter vivos os costumes que formaram o povo brasileiro não é renegar seu presente, mas sim demonstrar a história ativa na atualidade. A participação das crianças e suas famílias somente engrandece o nosso Grupo, e poder ter o Instituto em nossa plateia e compartilhar desse momento fez do nosso espetáculo uma alegria aos integrantes no palco”, explicou Priscila Schmitz, integrante do Grupo Folclórico e que fez o convite aos alunos do Instituto.
Percepção compartilhada por Fátima Pereira Maciel, mãe da aluna Laura Maciel Kuzma, de 13 anos, da categoria Mini 4x4. “É muito importante resgatar e manter a essência do folclore, divulgar em ampla dimensão e preservar as tradições. É um privilégio a nossa filha participar do projeto Vôlei em Rede, do Instituto Compartilhar, que patrocina e proporciona o incentivo à cultura e ao esporte. Contam com uma equipe comprometida de profissionais”, contou.
“Agradeço os convites para o Festival de dança Folclórica que foram doados, proporcionando à família momentos agradáveis juntos e aprendendo sobre outras culturas. Isso é muito importante, pois nem sempre temos condições de estarmos em um teatro. Para o Luiz foi a primeira vez. Adoramos!!”, disse Adriane Brito Gonçalves, mãe do aluno Luiz Henrique Brito Gonçalves, de 14 anos, da categoria Vôlei.
O Grupo Folclórico Germânico Alte Heimat foi fundado em 1964, por Helmut Abeck, Isa Marchmann e Ingborg Ulrich. No início o grupo ensaiava na Instituição que hoje é o Instituto Goethe e, em 1966, filiou-se ao Clube Rio Branco. Por períodos o grupo também contou com o apoio do Círculo Cultural de Cantores Brasileiros-Germânicos Harmonia, Colégio Martinus e 3 Marias Clube de Campo. Em 1991 passou a se chamar Grupo Folclórico Germânico “Alte Heimat”, que significa “Antiga Pátria”.
“Além da integração das culturas, aprendizados e encontros de eternas amizades, o folclore traz conhecimento ao corpo, respeito ao próximo, espírito de união através do ritmo da música no mesmo compasso. Dentre tantos outros valores, acreditamos que esses são os principais, pois é na roda que desenvolvemos nossos passos de valsa, polca, mazurca e caminhar”, explicou Priscila Schmitz.
São parceiros do projeto Vôlei em Rede no Paraná: Governo do Estado do Paraná, Itaú, Colégio Positivo, ArcelorMittal, B3, Klabin, Stone, Bosch, Supermercados Condor, Cimento Itambé, Rumo, Unimed Curitiba, S&C Electric Brasil, Servopa, Sysmex, Arotubi e Schattdecor, via Lei Federal de Incentivo de Esporte do Ministério do Esporte.