Aluna do Instituto Compartilhar surpreende na mudança de comportamento no Núcleo Deodoro – Rio/RJ e na escola onde estuda
[caption id="attachment_6473" align="alignleft" width="225"] Aluna do Núcleo Deodoro – Rio/RJ, Alline dos Santos, tem melhora na prática esportiva e no seu desenvolvimento pessoal após iniciar nas aulas do projeto Vôlei em Rede.[/caption]
O esporte traz desenvolvimento e mudanças positivas na vida de quem o pratica. A história da aluna Alline Oliveira dos Santos, do Núcleo Deodoro – Rio/RJ do projeto Vôlei em Rede, é um dos resultados do que o esporte pode proporcionar: seu comportamento na escola onde estuda e no núcleo em que faz aulas de minivôlei teve melhoras significativas.
No início de 2015, com 13 anos, uma menina tímida, acanhada e com medo da bola chegou ao projeto. Para o professor do Núcleo Deodoro, João Fábio Toniato, a Alline está sendo uma grata surpresa. “Ela se transformou em uma das integrantes que mais progrediu no aprendizado dos fundamentos do voleibol e dos valores do projeto”, conta João, que tem muito orgulho em participar de alguma forma no desenvolvimento e sucesso dos seus alunos. O professor ficou ainda mais feliz quando soube que, além de ser destaque no núcleo, Alline também tem sido excelente em sala de aula. Para a coordenadora da Escola Municipal Rosa da Fonseca, Patrícia Nogueira, onde acontecem as aulas do projeto e onde estuda, a aluna sagrou-se destaque por um conjunto de conquistas cognitivas e afetivas. “Este é o caminho, esporte formando cidadãos”, comenta a coordenadora.
[caption id="attachment_6474" align="alignright" width="300"] Voleibol já faz parte da vida de Alline: para ela, o esporte também ensina valores.[/caption]
A garota confessa que sempre se interessou pelo voleibol, ao assistir aos jogos da modalidade pela televisão. Assim que mudou para o turno da manhã, decidiu que o esporte entraria na sua rotina no período da tarde. “Ao participar de algumas aulas, mesmo me considerando ‘lerdinha no início’ percebi que tenho potencial para me tornar uma jogadora”, revela Alline. Mas não é só a parte do desenvolvimento esportivo que ela leva em consideração. “Através do projeto pude ter consciência que tanto o voleibol, como qualquer outro esporte, não é constituído apenas por jogos, mas também por respeito, compreensão, cooperação, trabalho em equipe e o que acho mais importante, ter humildade para aprender constantemente com o próximo”, diz a garota, que está feliz por ter tido essa oportunidade e gostar de uma forma especial da modalidade.
Atualmente, existem 15 núcleos do projeto Vôlei em Rede no Rio/RJ, que atendem a cerca de 1.300 crianças e adolescentes. Desde 2010, os Núcleos Rio acontecem em parceria com a Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro e Unilever. A partir de 2014 passaram a receber recursos via Lei de Incentivo ao Esporte em parceria com a Unilever e o Ministério do Esporte.
Efeito Esporte
Quer saber mais sobre os efeitos do esporte na vida de pessoas? No site efeitoesporte.com.br, do Instituto Compartilhar, é possível conhecer o trabalho de acompanhamento dos projetos do Instituto Compartilhar e outras pesquisas relacionadas ao impacto de ações socioesportivas.
Fotos: Divulgação IC.