Área restrita SIGIC

06/10/2023

Na última sexta-feira (06), 15 alunos do projeto Vôlei em Rede - Núcleo Leblon, no Rio de Janeiro/RJ, tiveram a oportunidade de assistir o jogo entre Ucrânia e Catar, no ginásio do Maracanãzinho. A partida fez parte da etapa brasileira do Torneio Pré-Olímpico Masculino de Vôlei e terminou com a equipe ucraniana vitoriosa por 3 sets a 1.

“Eu adorei ver o jogo e sei que essa é uma oportunidade única. Ver o jogo ao vivo é incrível e um sonho que sempre tive. Também queria ter visto o jogo da Alemanha e gostaria de agradecer a oportunidade”, disse Jason Wallace Almeida Dos Santos, de 15 anos, aluno da categoria Vôlei.

Para assistir a partida, o trajeto de alunos e dos professores responsáveis foi realizado de metrô, agregando conhecimento. “No metrô nós tivemos uma ‘aula’ de geografia que nos explicou o que era o sul, o norte, leste e oeste da cidade. Eu aprendi a importância de se exercitar antes do início da partida, eles faziam exercícios interessantes, só não gostei de uma coisa lá que foi o preço das comidas e bebidas”, contou Juliana Barbosa Padilha, de 14 anos, aluna da categoria Vôlei.

Muitos dos alunos nunca tinham tido a oportunidade de conhecer o ginásio ou assistir a uma partida de vôlei profissional. “Adorei a experiência, nunca tinha ido ao Maracanãzinho. O lugar é extremamente bonito, espero que um dia eu tenha a experiência de pelo menos jogar uma vez em uma quadra daquelas. Conseguimos tirar fotos com os jogadores que eram muito simpáticos e um deles até autografou uma camisa de uma garota. Agradeço ao professor Rafael por me proporcionar essa experiência”, destacou a aluna Camile Vitoria da Silva Santos, de 13 anos, aluna da categoria Mini 4x4.

Para o coordenador técnico do Instituto Compartilhar e dos núcleos do Rio de Janeiro, Gabriel Jungles, iniciativas como essa são importantes para proporcionar uma perspectiva diferente aos alunos do projeto. “Eventos como esses são únicos na vida dos nossos alunos, e poder assistir os melhores jogadores dos seus países em um lugar como o Maracanãzinho, com certeza se transforma em combustível para o engajamento e a paixão deles pelo esporte. A iniciativa do professor Rafael Melo, do Núcleo Leblon, que foi atrás dos ingressos e se esforçou para proporcionar este momento tão especial para as crianças é muito importante”, destacou.

A etapa brasileira do Torneio Pré-Olímpico Masculino de Vôlei termina no domingo (8 de outubro) e as duas melhores equipes estarão classificadas para os Jogos Olímpicos Paris 2024. 

Os parceiros dos Núcleos Rio de Janeiro/RJ do projeto Vôlei em Rede são: Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Stone, Enauta, Absoluto Partners e SH, via Lei Federal de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte.