Ações promovidas no Núcleo Cornélio Procópio/PR fazem alunos refletirem sobre a importância da preservação do patrimônio escolar e do diálogo para evitar a violência
[caption id="attachment_10252" align="alignleft" width="300"] Palestras apresentadas no evento Tolerância na Escola – Pratique Essa Ideia conscientizam alunos sobre comportamento dentro e fora do ambiente escolar[/caption]
Preocupado com o comportamento das crianças e adolescentes do Colégio Estadual Castro Alves, em Cornélio Procópio/PR, o professor do projeto Vôlei em Rede, Márcio Seugling, promoveu o evento “Tolerância na Escola – Pratique essa ideia”. O objetivo foi conscientizar os alunos sobre a importância de preservar o patrimônio do colégio e diminuir os índices de violência entre os jovens. Para isso, ele contou com o apoio de funcionários da instituição, da patrulha escolar e de alguns estudantes, que ministraram palestras para as meninas e meninos das categorias Mini 3x3 (11 e 12 anos), Mini 4x4 (13 anos) e Vôlei (14 e 15 anos). As atividades aconteceram no dia 08 de novembro e fecharam com chave de ouro com a realização de vários jogos de voleibol.
[caption id="attachment_10253" align="alignright" width="300"] Cartazes transmitem mensagens de mudanças de atitudes[/caption]
O professor explicou que a falta de respeito e mau uso do ambiente e dos materiais do colégio, como as carteiras e os laboratórios de informática, prejudicam os próprios alunos, já que eles acabam utilizando materiais danificados ou, muitas vezes, sem possibilidade de conserto. A bibliotecária, Flavia Ferracin, foi uma das responsáveis por falar sobre esse assunto com a garotada, junto com estudantes do 3º ano do ensino médio, e na oportunidade transmitiu a seguinte mensagem: “Queremos que vocês sejam pessoas melhores, assim nosso colégio também será”. O momento foi de reflexão e de mudança de postura. O aluno Ezequiel da Silva, 14 anos, da categoria Mini 4x4 é um exemplo disso: “Se pudéssemos voltar atrás em certas atitudes, o colégio estaria melhor do que está! Vou procurar ser um aluno que cuida (da escola) e que observa os colegas”, afirmou.
[caption id="attachment_10254" align="alignleft" width="300"] Jogos oportunizam a prática de valores de cidadania entre as crianças e adolescentes[/caption]
Outro tema, que contou com ações propostas pela comunidade e patrulha escolar, foram as recorrentes brigas entre as crianças e adolescentes do colégio. De acordo com o professor, isso acontece por falta de diálogo entre os alunos e de um procurar entender o outro. “Foram apresentados vídeos e cartazes que retrataram o absurdo que esse comportamento violento representa dentro do ambiente escolar, bem como no nosso dia a dia”, contou o professor Márcio. Logo após as palestras, a garotada dirigiu-se às quadras, montadas pelos alunos da categoria Vôlei que, por serem mais experientes, também ajudaram na contagem dos pontos, arbitragem dos jogos e no controle das bolas.
A aluna da categoria Mini 3x3, Yasmin Marçal, 14 anos, revelou satisfeita: “Acho muito bom quando têm essas palestras, elas geram conscientização, nos estimulam a pensarmos mais, sermos mais críticos. O melhor de tudo, é que depois ainda teve festival! ”. O evento também serviu para reforçar a importância dos valores ensinados diariamente por meio da Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol, que auxiliam os alunos a desenvolverem competências socioemocionais como controlar suas emoções e estabelecer relações amigáveis, afinal de contas, o Instituto Compartilhar preza pela formação integral das crianças e adolescentes. Além de incentivar hábitos mais saudáveis, a entidade busca formar pessoas mais conscientes, responsáveis, tolerantes e participativas na sociedade.
Parceiros dos Núcleos Paraná do projeto Vôlei em Rede: Governo do Estado do Paraná e, via Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, Klabin.
Parceiros Institucionais: Uptime, Sextante e Delírio Tropical.
Fotos: divulgação IC
O Instituto Compartilhar é signatário do Pacto Global da ONU e ajuda a construir um futuro melhor para as futuras gerações por meio da prática dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.