Passeio cultural pelo Museu Nacional/UFRJ proporciona novos conhecimentos aos alunos do Núcleo Coelho Neto – Rio/RJ
[caption id="attachment_9651" align="alignleft" width="300"] Turma com alunos e voluntários tem tarde de aprendizado no Museu Nacional/UFRJ[/caption]
A mais antiga instituição científica do Brasil e o maior museu de história natural e antropológica da América Latina recebeu os alunos do Núcleo Coelho Neto – Rio/RJ no dia 21 de junho. Desta vez, as crianças e adolescentes do projeto Vôlei em Rede praticaram os valores da Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol, como o respeito, fora do ginásio de aula e ainda aprenderam mais sobre a história do país. Também teve um piquenique comunitário e muita diversão no parque Quinta da Boa Vista, onde localiza-se o museu que hoje é vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Os alunos saíram da Escola Municipal Monte Castelo – sede do Núcleo Coelho Neto – e foram de metrô até o parque Quinta da Boa Vista. As passagens foram cedidas pelo MetrôRio para todos os participantes. A coordenadora local dos Núcleos Rio/RJ, Mariana Cochrane, observou a reação da garotada durante a visita: “Estavam muito felizes e animados. Alguns já conheciam o museu e outros ficaram admirados com o passeio”. O ex-aluno e voluntário Matheus Lucas, 18 anos, disse que o projeto é um refúgio não só esportivo como também cultural para os alunos que, muitas vezes, não têm essa oportunidade.
[caption id="attachment_9652" align="alignright" width="300"] Após visita ao museu, alunos são liberados para curtir o espaço verde do parque Quinta da Boa Vista[/caption]
Depois da visita, as crianças e adolescentes se reuniram no parque para um piquenique, com lanche levado de casa por eles mesmos. No resto de tempo livre eles aproveitaram para jogar vôlei, futebol ou apenas curtir a paisagem local. A aluna Anna Clara Silva, 12 anos, da categoria Mini 4x4, amou o dia e gostaria de voltar no tempo para poder reviver tudo. O passeio foi encerrado às cinco horas da tarde, configurando oito horas de diversão e aprendizado.
Parceiros dos Núcleos Rio/RJ do projeto Vôlei em Rede: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro e, via Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, Queiroz Galvão.
Fotos: Divulgação IC
O Instituto Compartilhar é signatário do Pacto Global da ONU e ajuda a construir um futuro melhor para as futuras gerações por meio da prática dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.