Núcleo Dirceu Cordeiro – Itu/SP promove passeio ao centro histórico da cidade para estímulo cultural dos alunos
[caption id="attachment_9563" align="alignleft" width="300"] Alunos do projeto Vôlei em Rede, Núcleo Dirceu Cordeiro – Itu/SP, conhecem a história da cidade onde vivem[/caption]
A aula de Minivôlei do Núcleo Dirceu Cordeiro – Itu/SP teve um destino diferente no dia 26 de maio. Com o apoio do transporte da Secretaria Municipal de Esportes e guiados pelo pessoal da Secretaria de Turismo, os alunos do projeto Vôlei em Rede conheceram mais a própria cidade, seu centro histórico, construções antigas e preservadas até hoje, assim como nomes importantes que marcaram os 408 anos de Itu. Algumas mães voluntárias acompanharam o passeio.
[caption id="attachment_9562" align="alignright" width="300"] Guias turísticos da Secretaria de Turismo de Itu acompanham a garotada durante todo o passeio[/caption]
O objetivo da professora do núcleo, Alessandra de Castro, foi fomentar o interesse da garotada pela cultura local. O aluno Lucas dos Santos, 15 anos, da categoria Vôlei, disse que gostou da oportunidade porque entendeu a importância de locais que já tinha visto antes, mas que não sabia que tinham histórias tão interessantes. Fábricas, casarões, o marco inicial de construção da cidade, igrejas barrocas e o museu da Universidade de São Paulo foram os principais pontos visitados pela turma. “A ideia foi proporcionar aos alunos do projeto acesso às informações históricas do lugar onde moram. Itu foi um dos locais mais importantes do país, tendo uma história rica e que pode ser vivida por quem está aqui. Os alunos perceberam que muita coisa que aprenderam nos livros de história são fatos ocorridos no município deles”, explicou Alessandra. Iniciativas de aprimoramento cultural como essa incentivam o crescimento pessoal das crianças e adolescentes que participam dos projetos socioesportivos do Instituto Compartilhar.
Parceiros dos Núcleos Itu/SP do projeto Vôlei em Rede: Prefeitura Municipal de Itu e Vôlei Renata.
Fotos: divulgação IC
O Instituto Compartilhar é signatário do Pacto Global da ONU e ajuda a construir um futuro melhor para as futuras gerações por meio da prática dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.