Visita de acadêmicos da Universidade Dom Bosco ao Núcleo Central, em Curitiba/PR, rende tarde de muito aprendizado
[caption id="attachment_9371" align="alignleft" width="300"] Coordenador pedagógico dos Núcleos Paraná, Josmar Coelho, explica sobre a metodologia para os acadêmicos[/caption]
O Núcleo Central – Curitiba/PR recebeu, no dia 12 de abril, a visita de dezenas de acadêmicos de educação física do Centro Universitário UniDomBosco. Guiados pelas professoras das disciplinas de Voleibol e Aprendizagem Motora, Thaís Machado e Renata Gomes, respectivamente, os alunos puderam relacionar o conteúdo visto nas aulas da universidade com a Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol. Além de observar as aulas dos profissionais do projeto Vôlei em Rede, eles tiveram a oportunidade de interagir com as crianças e adolescentes e de praticar o que aprenderam na experiência dentro das quadras.
De acordo com o coordenador pedagógico do projeto no Paraná, Josmar Coelho, o objetivo da visita foi apresentar as diversas possibilidades de se trabalhar com o conceito de Miniesporte, baseado na metodologia do Instituto Compartilhar. Para ele, visitas como essa são sempre muito bem-vindas, pois ajudam a divulgar o projeto, a disseminar a metodologia e a massificar o esporte. A professora da universidade, Thaís Machado, é ex-aluna do Vôlei em Rede e utiliza os princípios da metodologia durante as aulas que leciona para os futuros profissionais de educação física. “Eu trouxe meus alunos para que eles possam compreender os processos de ensino/aprendizagem do Minivôlei com as crianças. Para mim é importante viver de novo tudo o que eu já vivi como aluna do projeto e poder trazê-los para também sentir o que eu senti há alguns anos atrás”, contou Thaís.
[caption id="attachment_9370" align="alignright" width="300"] Acadêmicos de educação física jogam na categoria Mini 3x3 para vivenciar o conceito do Miniesporte[/caption]
Uma das acadêmicas também é ex-aluna do Compartilhar, a Gabriela da Silva, 21 anos. Ela participou do projeto Vôlei em Rede durante os anos de 2009 e 2010 e hoje vê a diferença que o ensino dos valores da metodologia (cooperação, responsabilidade, respeito e autonomia) traz para a vida das crianças. “Ser atleta não é só rendimento, você também aprende valores humanos e a ser um cidadão”, afirmou Gabriela. Como resultado, todos tiveram uma manhã diferenciada de estudos, além da emoção das duas ex-alunas em poder reviver suas histórias com o projeto. O Instituto Compartilhar está sempre aberto para visitas e parcerias, pois todos são beneficiados com a troca de conhecimento.
Parceiros dos Núcleos Paraná do projeto Vôlei em Rede: Governo do Estado do Paraná e, via Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, Klabin.
Fotos: Divulgação IC