Atletas americanas visitam Núcleo Taquara – Rio/RJ e proporcionam momentos inesquecíveis a crianças e adolescentes do projeto Vôlei em Rede
[caption id="attachment_8543" align="alignleft" width="300"] Alunos produzem cartazes com frases em inglês para recepcionar atletas americanas no Núcleo Taquara – Rio/RJ.[/caption]
A equipe feminina San José State University, da Califórnia nos Estados Unidos, esteve no Centro Integrado de Educação Pública (Ciep) Compositor Donga, no dia 03 de julho, para realizar um intercâmbio cultural com as crianças e adolescentes do projeto Vôlei em Rede, Núcleo Taquara – Rio/RJ. As atletas - muito carismáticas e atenciosas - ficaram cerca de 3hrs com os alunos e passaram um pouco do conhecimento que adquiriram em sua trajetória profissional. Acompanhadas pela equipe técnica do time, elas vieram ao Brasil para participar de jogos amistosos em São Paulo e no Rio e aproveitaram a oportunidade para conhecer um projeto social e trocar experiências com a garotada. Mais de 100 pessoas participaram do encontro, entre elas a interlocura da Secretaria de Educação, Cristina Brum, representantes da 7º Coordenadoria Regional de Educação e comunidade escolar, diretores, coordenadores e professores do Ciep.
O encontro com as crianças e adolescentes aconteceu por meio do contato da professora de educação física da Rede Municipal de Ensino, Renata Cibele Andrade, que é a mãe da atleta brasileira Luiza Andrade. Quando souberam da novidade, os alunos do Vôlei em Rede ficaram super animados e se preparam muito para receber as jogadoras. Um mês antes da visita, eles questionaram a professora do Núcleo Taquara, Fernanda May, sobre a pintura da quadra. “Eu disse a eles que o projeto não teria como enviar alguém em tempo hábil para pintar. Na mesma hora alguns alunos deram a ideia da pintura ser feita por eles mesmos”, contou Fernanda emocionada. Com a cooperação de alguns ex-alunos, a garotada das categorias Mini 3x3, Mini 4x4 e Vôlei realizaram a tarefa com sucesso. “Sempre que precisar, eu estarei pronto para ajudar. Tenho muito a agradecer. Aprendi muito aqui no projeto e com a professora Fernanda. Trabalho, sou atleta de futebol e aqui aprendi a ser responsável, a ir para o lado certo. Obrigado!”, declarou o ex-aluno Iuri da Silva, 18 anos.
[caption id="attachment_8544" align="alignright" width="300"] Atletas da San José State University treinam fundamentos básicos do voleibol com as crianças e adolescentes do projeto Vôlei em Rede.[/caption]
E no dia 03 de julho, lá estavam os alunos, na quadra pintada e com vários cartazes com mensagens de boas-vindas em inglês para recepcionar o time que ficou encantado com a atitude. Em contrapartida, a técnica da equipe, Jolene Shepardson, agradeceu a oportunidade de estarem ali e disse que eles teriam um dia muito feliz e de muita troca de experiências. E realmente foi assim. Divididos em grupos, os alunos receberam orientações das jogadoras sobre alguns fundamentos básicos do voleibol como toque, manchete e cortada. Foram momentos incríveis, de muito aprendizado aliado à diversão. “Não estou acreditando até agora. Aprendi muita coisa. Obrigado, professora! Esse projeto é o máximo!”, agradeceu contente o aluno Lucas Gabriel de Oliveira, 11 anos, da categoria Mini 3x3.
A atleta Luíza também ficou satisfeita: “achei uma maravilha! Muito bom! Todas as crianças estavam animadas e se divertiram muito. Elas praticam muito bem o esporte, isso significa que a professora faz um trabalho muito bom com os alunos. Foi um dia inesquecível para todos nós! Agradecemos o projeto e a Fernanda por nos proporcionar essa troca!”. Para Cristina Brum a visita foi uma oportunidade única e fantástica, principalmente por se tratar de uma troca de culturas diferentes. Para ela, foram horas de valores do esporte, como respeito e amizade, e de uma atmosfera muito saudável. “Eu tenho certeza absoluta que todos os alunos vão levar isso para o resto de suas vidas”, afirmou convicta.
[caption id="attachment_8545" align="alignleft" width="300"] Evento proporciona aprendizado e trocas de experiências entre alunos e atletas americanas.[/caption]
Vivências como estas inspiram as crianças e adolescentes do projeto e os incentivam a continuar em busca dos seus sonhos. Mesmo sem a intenção de formar atletas, o Instituto Compartilhar reconhece e incentiva encontros entre os alunos e atletas do esporte, pois eles têm muito a ensinar a garotada. Ao final da visita, os participantes jogaram algumas partidas de voleibol e as jogadoras deram autógrafos e tiraram fotos com os alunos. Para fechar com chave de oro, houve ainda homenagens, entrega de lembranças as visitantes e um lanche de confraternização.
Veja a matéria e o vídeo produzidos pela Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro:
Matéria: https://goo.gl/rssqkH
Vídeo: https://youtu.be/jLSwmorOS-I
Parceiros dos Núcleos Rio/RJ: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. Via Lei de Incentivo ao Esporte: Unilever e Ministério do Esporte.
Fotos: Divulgação IC.