Semana Mundial do Brincar e Dia do Desafio agitam núcleos do Programa Socioesportivo do Instituto Compartilhar
[caption id="attachment_8143" align="alignleft" width="300"] Crianças e adolescentes do Núcleo Campinho – Lagoa Santa/MG aproveitam tarde ensolarada no “Areião”, na Lagoa Central, e se divertem nos brinquedos.[/caption]
Todo ano, na última semana de maio, o movimento Aliança pela Infância realiza a Semana Mundial do Brincar, que promove brincadeiras infantis e busca enfatizar a importância dessas recreações nessa fase. Nesse ano, ela aconteceu entre os dias 21 a 28, e vários núcleos do Programa Socioesportivo do Instituto Compartilhar participaram dessa ação. Além disso, o Núcleo Central - Curitiba/PR aproveitou para participar do Dia do Desafio, promovido pelo Sesc, e preparou atividades não só para os alunos, mas também para a comunidade.
O objetivo foi promover atividades tradicionais, como pula-corda, queimada, amarelinha, pique-esconde e bolinha de gude. A professora do Núcleo Campinho – Lagoa Santa/MG do projeto Vôlei em Rede, Juliana Montebrune, com o apoio da prefeitura, levou a garotada até o "Areião" na Lagoa Central, onde os alunos puderam aproveitar uma bela tarde de sol. Ela aproveitou para trabalhar valores como cooperação e responsabilida e falou sobre a importância de manter o meio ambiente limpo. O bate-papo foi positivo e, ao deixar o local, as crianças e adolescentes tomaram todo cuidado para não deixar nada de lixo. Os alunos gostaram tanto que não queriam mais sair: “foi muito divertido e animado! Eu amei tudo, os jogos, as atividades, as brincadeiras... Se eu pudesse ficaria muito mais tempo lá!”, contou a aluna Helena Gaspar, 11 anos, da categoria Mini 3x3.
[caption id="attachment_8144" align="alignright" width="300"] Núcleos Rio/RJ do projeto Vôlei em Rede promovem várias atividades e brincadeiras lúdicas durante a Semana Mundial do Brincar.[/caption]
A professora do Núcleo Praça Onze – Rio/RJ do projeto Vôlei em Rede, Eliane Villela, também trabalhou valores com as crianças e adolescentes, e ainda permitiu que eles levassem um amigo para participar das brincadeiras lúdicas. "Foi uma experiência muito rica", afirmou Eliane. Os professores dos núcleos Bonsucesso, Coelho Neto, Guadalupe, Ricardo Albuquerque, Tijuca e Taquara, também no Rio, desenvolveram várias brincadeiras e jogos, muitas escolhidas pelos próprios alunos, outras que só dependiam do movimento do corpo. "Gostei muito das brincadeiras, principalmente do pique bandeirinha que eu brincava muito na minha rua", lembrou contente a aluna Ana Carolina Camacho, 13 anos, da categoria Mini 3x3.
Em Curitiba, no Núcleo Central, o clima de animação também contagiou a todos. A galera fez várias brincadeiras no gramado da Secretaria do Estado do Esporte e do Turismo, sede do projeto Vôlei em Rede na capital. E no dia 31, os professores montaram duas quadras de minivôlei na praça Rui Barbosa, no centro da cidade, para comemorar o Dia do Desafio, uma campanha mundial de incentivo a prática regular de atividades físicas que acontece por meio de uma competição saudável entre municípios para ver quem consegue mobilizar mais pessoas a se movimentarem. “Todo ano participamos e é muito legal quando conseguimos ir, e, além de alunos e pais, atingir outras pessoas também”, disse o coordenador pedagógico, Josmar Coelho.
[caption id="attachment_8145" align="alignleft" width="300"] Em Curitiba, Núcleo Central do projeto Vôlei em Rede no Paraná participa do Dia do Desafio e proporciona atividades para toda comunidade.[/caption]
Parceiros dos Núcleos Lagoa Santa/MG: Prefeitura Municipal de Lagoa Santa e Uptime.
Parceiros dos Núcleos Rio/RJ: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. Via Lei de Incentivo ao Esporte: Unilever e Ministério do Esporte.
Parceiros do projeto Vôlei em Rede – Núcleos Paraná: Governo do Paraná e via Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte: Unilever, Klabin e com apoio da Sanepar.
Fotos: Divulgação IC.