Núcleos Campinas e Itu/SP, Lagoa Santa/MG e Rio/RJ recebem capacitação de professores e visitas técnicas
[caption id="attachment_8031" align="alignleft" width="300"] Núcleos Itu/SP recebem a analista de projetos Kátia Keller para capacitação de professores na Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol.[/caption]
O mês de março foi bastante agitado para a analista de projetos do Instituto Compartilhar, Kátia Keller, que esteve em vários núcleos do projeto Vôlei em Rede para ministrar a capacitação de professores na Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol e realizar visitas técnicas. Os encontros com os profissionais de educação física dos núcleos Campinas e Itu/SP, Lagoa Santa/MG e Rio/RJ, foram bastante produtivos e Kátia voltou satisfeita das viagens.
Nos dias 13 e 14 aconteceu a capacitação dos professores dos dois núcleos de Campinas e dos dois de Itu/SP na Escola Municipal Carolina de Moraes Macedo, sede do Núcleo Cidade Nova em Itu. O objetivo principal foi reforçar os princípios básicos da metodologia, além, é claro, de outros pontos importantes como a avaliação técnica. O encontro contou com momentos de muita prática e, de acordo com Kátia, a troca de experiências entre eles foi positiva.
[caption id="attachment_8032" align="alignright" width="300"] Encontro com os professores dos 15 Núcleos Rio/RJ reúne todos os professores pela primeira vez em dois anos e proporciona grandes trocas de experiências.[/caption]
Em Lagoa Santa/MG a capacitação seguiu com os mesmos objetivos. Nos dias 20 e 21, Kátia se reuniu com os professores dos dois núcleos da cidade na Escola Municipal Coronel Pedro Vieira de Freitas, sede do Núcleo Campinho. A analista contou que eles demonstraram um bom desenvolvimento quanto a aplicação da metodologia, e ressaltou a importância das aulas práticas, que aconteceu com a participação de alunos do projeto Vôlei em Rede: “isso ajuda os professores a observar a essência de cada aula, a importância da dinâmica e de refletir sobre cada atividade”.
No Rio/RJ, Kátia esteve presente nos dias 28 a 30 de março. No primeiro dia na cidade, a analista realizou visitas técnicas aos núcleos Ricardo Albuquerque e Inhaúma, e fez questão de falar o crescimento de ambos os núcleos que quase fecharam no ano passado, mas que hoje estão com turmas cheias. Já a capacitação aconteceu no dia 29 e, pela primeira vez em dois anos, foi possível reunir todos os professores. “Nos grupos, busquei sempre colocar um professor mais experiente com um com menos tempo de projeto, isso fez com que surgissem discussões bem bacanas entre eles”, disse Kátia satisfeita. O último dia foi dedicado à visita técnica dos núcleos Deodoro e Ilha do Governador, que também foram bastante animadoras: “as turmas estavam com muitos alunos novos e a garotada é bem envolvida”. Foi a primeira vez que a analista de projetos foi ao Rio para estes eventos e, de acordo com ela, conhecer a realidade destes núcleos foi incrível e ajudou no seu próprio desenvolvimento.
[caption id="attachment_8030" align="alignleft" width="300"] Prática dos professores dos Núcleos Lagoa Santa/MG conta com a participação de alunos do projeto.[/caption]
Parceiros dos Núcleos Campinas/SP do projeto Vôlei em Rede: Prefeitura Municipal de Campinas, Brasil Kirin e com apoio da Sanasa.
Parceiros dos Núcleos Itu/SP do projeto Vôlei em Rede: Prefeitura Municipal de Itu e Brasil Kirin.
Parceiros dos Núcleos Lagoa Santa/MG: Prefeitura Municipal de Lagoa Santa e Uptime.
Parceiros dos Núcleos Rio/RJ: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. Via Lei de Incentivo ao Esporte: Unilever e Ministério do Esporte.
Fotos: Divulgação IC.