Colégio Estadual Wolff Klabin, em Telêmaco Borba, recebe o técnico de voleibol Bernardinho para a inauguração de dois núcleos do projeto Vôlei em Rede – Núcleos Paraná
[caption id="attachment_7990" align="alignleft" width="300"] Presença especial do diretor-presidente do Instituto Compartilhar, o técnico de voleibol multicampeão Bernardinho, contagia crianças e adolescentes.[/caption]
Na manhã de segunda-feira, dia 27 de março, aconteceu a cerimônia de inauguração de dois núcleos de um dos projetos socioesportivos do Instituto Compartilhar no Paraná. Os municípios de Ortigueira e Telêmaco Borba passaram a ser sedes do projeto Vôlei em Rede – Núcleos Paraná junto com outras 15 cidades. O evento contou com a presença especial do diretor-presidente do Compartilhar, o técnico de voleibol multicampeão Bernardinho e de representantes dos parceiros como a Secretária de Educação, Ana Seres, e o diretor de Tecnologia e Unidade de Celulose da Klabin, Francisco Razzolini. O Prefeito de Telêmaco Borba, Márcio de Matos, também compareceu, assim como as ex-atletas de voleibol e de tênis, Ana Volponi e Gisele Miró respectivamente, escolhidas como madrinhas dos Núcleos Paraná.
A cerimônia foi realizada no Colégio Estadual Wolff Klabin (sede do Núcleo Telêmaco Borba) com a participação das crianças e adolescentes do Colégio Estadual Altair Mongruel (sede do Núcleo Ortigueira). “As crianças e adolescentes estavam muito empolgados e os professores ansiosos para começar o trabalho. Tenho certeza que o projeto vai ocasionar uma transformação muito grande na vida da garotada que está sendo beneficiada”, afirmou satisfeito o coordenador pedagógico do projeto Vôlei em Rede – Núcleos Paraná. A emoção e alegria dos mais de 180 novos alunos – com idades entre 9 e 15 anos – também marcou a coordenadora dos núcleos do interior do Estado, Tatiana Ribas, bem como a presença de Bernardinho e dos representantes dos parceiros que considerou essencial.
[caption id="attachment_7991" align="alignright" width="300"] Diretor de Tecnologia e Unidade de Celulose da Klabin, Francisco Razzolini (à frente) e as ex-atletas de voleibol, Ana Volponi (ao fundo), e de tênis, Gisele Miró (à dir.) marcam presença na cerimônia.[/caption]
As aulas de minivôlei iniciam a partir de abril e serão ministradas nessas escolas por professores da rede estadual capacitados pela Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol, que prioriza a transmissão de valores do esporte e não a formação de atletas. Com a abertura dos dois novos núcleos, 17 cidades (Curitiba e outras 16 no interior) passam a ser atendidas no Estado. Ao todo, são cerca de 1,8 mil alunos beneficiados.
Além do Governo do Paraná – por meio das Secretarias da Educação e do Esporte e do Turismo – e da Unilever que dão suporte às atividades esportivas desde 1997, os Núcleos Paraná passam a contar com a parceria da Klabin - maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, que têm 17 fábricas no Brasil e uma na Argentina, contando com uma unidade industrial que produz kraftliner e papelcartão em Telêmaco Borba, uma nova fábrica de celulose em Ortigueira e uma das maiores operações florestais do mundo no Paraná – e com o apoio da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), todas via Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte.
[caption id="attachment_8005" align="alignleft" width="300"] Com a inauguração dos núcleos Ortigueira e Telêmaco Borba, o projeto Vôlei em Rede – Núcleos Paraná passa a estar presente em 17 municípios do Estado.[/caption]
Até 2016, o projeto foi chamado como Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná. Além de facilitar a comunicação do Compartilhar, a mudança do nome aconteceu para marcar o aniversário dos 20 anos do projeto completados em 2017. A festa já tem data marcada e será realizada entre os dias 24 e 29 de abril no Ginásio do Tarumã em Curitiba. Diversas atrações marcarão a comemoração das duas décadas de histórias e transformações sociais (para saber mais acesse: 20anos.com.vc).
Parceiros do projeto Vôlei em Rede – Núcleos Paraná: Governo do Paraná e via Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte: Unilever, Klabin e com apoio da Sanepar.
Fotos: Divulgação SEED e IC.