Semana Internacional do Esporte Pela Mudança Social promove o esporte como fator de desenvolvimento humano e social
[caption id="attachment_7838" align="alignleft" width="300"] Comissão de representantes da Rems finaliza preparativos da Semana Internacional do Esporte Pela Mudança Social (Siems).[/caption]
Mais uma vez, a Rede Esporte Pela Mudança Social (Rems) em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Cooperação Alemã, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, realizou a Semana Internacional do Esporte Pela Mudança Social (Siems). Nesse ano a IV edição do evento aconteceu entre os dias 30 de novembro e 02 de dezembro no Rio de Janeiro/RJ e contou com painéis, palestras, debates e oficinas que buscaram evidenciar a importância de atividades físicas como fator de desenvolvimento humano e social. O gerente executivo e a analista de projetos do Instituto Compartilhar, Luiz Fernando Nascimento – o Nando – e Ana Elisa Caron, estiveram presentes e participaram do evento.
A Siems teve como objetivo abranger diferentes assuntos dentro do tema proposto e pôs em pauta questões como o empoderamento feminino dentro do esporte, o esporte para todos, e a arquitetura urbana voltada para o esporte, discutidos no Museu de Arte do Rio (MAR). Já as oficinas aconteceram na Escola Vicente Cardoso. Uma delas foi Pedagogia da emergência – Metodologia para superação de traumas, ministrada pelo terapeuta social e educador físico, Reinaldo Nascimento, que usa brincadeiras e jogos para ajudar jovens traumatizados pela guerra, catástrofes naturais ou civis a encontrem caminhos para expressarem suas dores, problemas e buscar soluções. A outra foi Apresentação do Treino Social, metodologia utilizada pela Fundação Gol de Letra.
[caption id="attachment_7839" align="alignright" width="300"] Painéis, palestras, debates e oficinas dão enfoque ao esporte e atividades físicas como fator de desenvolvimento humano e social.[/caption]
“Foi muito completo. Além da teoria, teve a parte prática. Ficou bem dinâmico e gerou um intercâmbio bacana de ideias”, comentou Ana, que adorou os workshops. “Sobre os temas trabalhados, o empoderamento feminino dentro do esporte e a arquitetura da cidade para o esporte realmente me chamaram a atenção, mas, sem dúvidas, para mim o ponto alto do evento foram as oficinas”, complementou. Ainda, segundo a analista, interações como essas são essenciais para o desenvolvimento dos membros da Rems, que hoje é formada por 81 instituições. “Esses eventos são extremamente importantes e assim a Rems só tende a se fortalecer. Com o crescimento dela todos seus membros irão crescer também”, avaliou Ana.
Nando também ressaltou a troca de informações, experiências, cases e interação entre as instituições e acrescentou: “ver coisas novas que estão acontecendo é sempre importante para aprimorarmos o que já temos no Instituto Compartilhar”. Na oportunidade, o gerente executivo representou o Compartilhar na eleição de novos membros para a comissão representante e a nova secretaria executiva da Rems. O Instituto Compartilhar teve a honra de fazer parte dessa comissão durante os últimos dois anos.
[caption id="attachment_7840" align="alignleft" width="300"] Representantes do Instituto Compartilhar, Ana Elisa (segunda da esq. p/ dir.) e Nando (quarto da esq. p/ dir.), participam da oficina Pedagogia da emergência – Metodologia para superação de trauma[/caption]
Ao final do evento foi realizada pelo PNUD a entrega do Prêmio Mais Movimento, que tem como objetivo valorizar iniciativas que promovam experiências positivas e que busquem conscientizar a sociedade sobre a importância da prática de atividades físicas. Foram contemplados na categoria “Iniciativa” os projetos Erê Lab, Geração Movimento e o Programa Promoção de Atividade Física em Unidades Básicas de Saúde (UBS). Já na categoria “Reportagem” a vencedora foi “Engenheiro do Rio cria aplicativo que junta os amantes de vários esportes”, da RedeTV, pela jornalista Gabriela Zottis.
Fotos: Divulgação IC e Rems.